Manter a casa em ordem não é a tarefa mais fácil do mundo, principalmente, para quem trabalha o dia todo fora. Mas, montar um cronograma com as tarefas essenciais do dia a dia, da semana, da quinzena e do mês pode facilitar bastante na hora de otimizar o tempo.
A diretora da Limpezas Amelia, em São Bernardo, Luara Milaina, separou algumas dicas para ajudar. “É importante adaptar o cronograma à sua rotina e não se cobrar caso não dê tempo de realizar determinada tarefa. Sem contar que alguns dias podem ter compromissos extras e não dá tempo de fazer nada”, explica.
Algumas tarefas básicas precisam ser feitas todos os dias para manter a casa em ordem sempre, são elas: arrumar a cama, arejar os quartos (deixando a luz do dia entrar), separar a roupa para lavar, limpar pias do banheiro e cozinha, lavar a louça, higienizar o vaso sanitário e limpar superficialmente o fogão e a mesa. “Para quem mora com mais pessoas, sejam amigos, irmãos, filhos, maridos, esposas, etc… é bacana dividir essas tarefas e assim acaba rapidinho”, afirma Luara.
Ao fazer isso todos os dias, a faxina semanal fica mais leve. É importante que uma vez por semana as seguintes tarefas sejam realizadas: trocar roupa de cama, mesa e banho, passar roupas, fazer lista de compras, passar pano e esfregar o chão da cozinha, tirar pó, limpar vidros e espelhos, esvaziar lixeiras, lavar banheiro e montar o cardápio da semana para que você não perca tempo no dia a dia. “Para quem mora em casa e tem calçada, é legal lavá-la uma vez por semana”, conta Luara.
A cada 15 dias é importante verificar as datas de validade dos produtos que estão na geladeira e armários, limpar internamente geladeira, microondas e fogão, limpar as paredes, aspirar sofá, tapetes e colchões. Já mensalmente o ideal é limpar a máquina de lavar, limpar as paredes, rejuntes, rodapés e janelas, ensina Luara.
E existem aquelas tarefas que podem levar mais tempo para serem feitas, em um intervalo de 6 meses a 1 ano, por exemplo, como lavar cortinas, tapetes e persianas, limpar lustres e tetos e limpar ralos e sifões. “Outra dica é tirar todas as coisas que não são mais utilizadas, jogar fora o que não presta e doar o que ainda está conservado. Assim, acumula-se menos tranqueira e bagunça”, finaliza.