Polo Petroquímico se restabelece do apagão em até três dias

Santo André às escuras, vista do Polo Petroquímico, registrado do bairro Cidade Jorge

O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) informa que as empresas do Polo Industrial do ABC, que tiveram suas operações paralisadas na noite de ontem (31/01), devido ao apagão, continuam em processo de restabelecimento gradual de suas atividades. O retorno das operações inclui realinhamento de equipamentos e especificação de produtos, obedece a rigorosos procedimentos de segurança e pode levar de dois a três dias.

Devido ao longo interrompimento no fornecimento de energia elétrica, os flares (tochas de segurança) das unidades industriais foram acionados com mais intensidade, podendo ser percebidos com maior evidência nas áreas externas e comunidades vizinhas ao Polo. O acionamento desses equipamentos é necessário, por medida de segurança, e inerente ao processo de produção industrial das empresas petroquímicas, sendo utilizado em situações de parada e partida operacional.

Newsletter RD

Nesta etapa de retomada gradual das atividades, os esforços das equipes técnicas das empresas do Polo estão direcionados, prioritariamente, para a partida das unidades industriais, com segurança para os trabalhadores e comunidades vizinhas.

O COFIP ABC emitiu ontem (31/01) a nota abaixo explicando a situação:

O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) informa que nesta quinta-feira (31/01), por volta de 20h30, empresas instaladas no Polo Petroquímico, em razão do apagão na região do ABC, tiveram suas produções paralisadas de forma segura, com acionamento automático de sistema de segurança, conhecido como “flare”, um mecanismo seguro para a queima de gases, que é utilizado por indústrias químicas, petroquímicas e refinarias.

O Comitê ressalta que não há eventos acidentais e que, em eventos de paralisação da operação, os alarmes são acionados e fazem parte do protocolo de segurança. A entidade informa que nas próximas horas ainda poderão haver ruídos e luminosidade, no entanto, os processos mencionados não oferecem risco aos moradores do entorno da fábrica e seguem as normas internacionais de segurança. Lamentamos os eventuais incômodos.

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 13 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes