Movimento dos ‘lenços vermelhos’ protesta contra os coletes amarelos na França

Cerca de dez mil pessoas usando lenços vermelhos marcharam em Paris neste domingo para protestar contra atos de violência e vandalismo nas margens das demonstrações contra o governo pelo movimento dos coletes amarelos, que é, em sua grande maioria, pacífico.

O protesto dos “lenços vermelhos” ocorre em meio a divisões crescentes em torno do fenômeno dos coletes amarelos, que causou confusões em Paris e outras cidades, e expôs profundo descontentamento com o presidente Emmanuel Mácron. Danos causados ao monumento do Arco do Triunfo, em Paris, causados em dezembro durante protestos dos coletes amarelos foram a gota d’água para muitos dos manifestantes deste domingo.

Newsletter RD

Os manifestantes deste domingo usaram lenços vermelhos como forma de apropriar dos coletes amarelos o uso de cores como símbolo da insatisfação.

Cerca de duas mil pessoas tiveram alguma lesão nos protestos dos coletes amarelos desde o seu início, em 17 de novembro do ano passado. Separadamente, dez pessoas morreram em acidentes nas estradas relacionados a bloqueios por parte dos coletes amarelos. No último sábado, o décimo primeiro seguido de protestos do grupo, cerca de 69 mil pessoas participaram da manifestação, uma queda ante as duas semanas anteriores, em que aproximadamente 80 mil manifestantes protestaram.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes