Confiante na retomada do consumo, a Coop – Cooperativa de Consumo iniciou o ano com investimento de R$ 147 milhões – mais que o dobro dos 60 milhões aplicados em 2018. Com isso, a rede pretende abrir três novas lojas e outras sete drogarias de rua, além de reformar quatro unidades e lançar seu aplicativo para reforçar o relacionamento com seus clientes.
A virada do consumo, segundo o presidente executivo Marcio Valle, reflete sinais desde o segundo semestre de 2018, período em que as vendas apresentaram crescimento entre 3% e 4% acima da inflação do período. “O consumidor está voltando ao mercado de forma moderada, mas está voltando”, destacou Valle. Com o desempenho positivo dos últimos seis meses, a Coop deve fechar 2018 com crescimento entre 2 e 3% em relação ao ano passado e faturamento na ordem de R$ 2,2 bilhões.
Outro destaque a comemorar foi a conquista de 60 mil novos cooperados, sinal de que a proposta de valor da Coop tem atendido a um grupo importante de pessoas. Tanto que 817 mil cooperados realizaram compras nas lojas e drogarias da rede ao longo do ano, fluxo 4% maior do que 2017.
De acordo com o executivo, as duas unidades contempladas no planejamento estratégico de 2019 ainda não têm endereços definidos e, das sete drogarias previstas, quatro já têm localizações confirmadas. Uma delas abre as portas no primeiro trimestre no Mauá Plaza Shopping, em Mauá, e as demais em Santo André, São Bernardo e São Caetano até julho.
Ao mesmo tempo em que a marca expande no semento farma, a Coop não desvia os olhos de suas lojas de supermercados. Do investimento previsto para 2019, R$ 35 milhões serão empregados na reforma das lojas Pereira Barreto, Carijós (Santo André), Café Filho (São Bernardo) e Morumbi (São José dos Campos). Além disso, os projetos pilotos que deram largada em 2018, como a loja da Swift, cafeteria e restaurante em parceria com a Nestlé, tendem a expandir para demais lojas da rede.