Atividade da indústria cai 0,1% em outubro ante setembro, diz Fiesp

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista ficou praticamente estável em outubro na comparação com setembro, na série com ajuste sazonal, relatou nesta quinta-feira, 29, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Foi registrada uma leve queda de 0,1% nesta base de comparação. Já em relação a outubro do ano passado, sem ajuste, o indicador apresenta alta de 0,4%.

No acumulado em 12 meses até outubro, foi verificada alta de 2,6% ante o período anterior equivalente. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) recuou 0,4 ponto porcentual em outubro em relação a setembro, atingindo 75,5% na série com ajuste sazonal.

Newsletter RD

A ligeira queda do INA em outubro atingiu metade dos 20 segmentos pesquisados. O destaque negativo ficou com a indústria produtora de móveis, que cedeu 5,0% na margem. Por outro lado, o segmento de bebidas cresceu 2,8% na mesma base de comparação.

Sensor

A pesquisa Sensor, que tenta antecipar o resultado do mês corrente, fechou em 49,3 pontos em novembro, na série ajustada sazonalmente, com queda de 1,6 ponto ante o resultado de outubro, rompendo o patamar dos 50 pontos. A Fiesp aponta que leituras acima do patamar de 50 pontos indicam a expectativa de aumento da atividade industrial no mês.

Entre os indicadores que compõem o Sensor, a variável de vendas avançou 0,7 ponto, para 51,3 pontos em novembro. O indicador de estoques caiu 1 ponto ante outubro, marcando 43,7 pontos em novembro, revelando que os estoques estão acima do nível desejado.

A variável sobre condições de mercado teve queda de 1,9 ponto, para 49,7 pontos. Ao mesmo tempo, o indicador de emprego perdeu 3,0 pontos, para 50,6 pontos. Já o indicador de investimentos ficou em 52,6 pontos, com queda de 2,5 pontos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes