Vídeo mostra ciclista sendo levado por enxurrada em São Bernardo

Um vídeo mostra o momento em que o ciclista Marcelo Romano da Silva, de 43 anos, é levado pela enxurrada durante o alagamento no Centro de São Bernardo, na tarde desta sexta-feira (23). Ele foi encontrado morto. As imagens mostram Marcelo segurando a bicicleta próximo a um poste de energia elétrica. Ele tenta ficar em pé,mas a força da água o desequilibra e ele segue arrastado por alguns metros, sempre segurando a bicicleta. Pessoas que presenciam a cena gritam tentando ajudá-lo. A cena termina quando ele se aproxima de um segundo poste.

A cena termina quando ele se aproxima de um segundo poste

Os bombeiros revelam que receberam o primeiro chamado para o caso às 19h24. Marcelo teria caído na enchente próximo à Praça Samuel Sabatini. Uma viatura foi enviada para o local, mas a vítima foi retirada das águas já sem vida.

Newsletter RD

O corpo de Marcelo foi liberado pelo IML de São Bernardo do Campo na tarde deste sábado (24). O sepultamento será feito às 16h deste domingo (25) no Cemitério Jardim Colina, na cidade. Ele trabalhava em uma malharia, era separado e tinha uma filha adolescente.

Outra morte

A morte de mais uma pessoa após as fortes chuvas que atingiram a cidade de São Bernardo, foi confirmada na manhã deste sábado, 24, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e pela prefeitura do município.

Segundo a SSP, Maria Luzinete de Andrade, de 63 anos, estava com a neta, de 3 anos, em um veículo que foi arrastado pela enchente na Rua Joaquim Nabuco. Bombeiros conseguiram tirar as duas do carro e elas foram encaminhadas para o Pronto-Socorro Central da cidade, mas a mulher não resistiu e morreu por volta das 20h30.

Em nota, a prefeitura de São Bernardo informou que a criança está internada em estado grave na UTI pediátrica do hospital e respira com ajuda de aparelhos.

O prefeito de São Bernardo Orlando Morando (PSDB) disse que cerca de 150 profissionais de limpeza e manutenção devem trabalhar ao longo do final de semana na cidade e que equipes da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Trânsito também estão atuando “para minimizar os danos causados pela chuva”. A prefeitura classificou a enchente como uma das maiores da história da cidade.

“Na região central do município, foram registrados 45 milímetros de chuva em pouco mais de uma hora; No Parque dos Pássaros, foram 62 milímetros no mesmo período; Jardim Silvina: 43 milímetros; e Jordanópolis: 48 milímetros. O volume foi muitas vezes superior ao previsto para ao longo de todo o dia, que era de 11 milímetros de chuva”, diz, no comunicado.

Alagamentos

O temporal ocorreu entre a tarde e o início da noite desta sexta, atingindo cidades da região metropolitana de São Paulo. O Corpo de Bombeiros recebeu 118 chamados para atuar em enchentes e registrou 30 quedas de árvores.

Uma casa desabou em Mauá, mas ninguém ficou ferido. Em Santo André, cidade mais afetada, um homem, uma mulher e uma criança tiveram de ser resgatados de um caminhão com auxílio de um helicóptero. Eles foram deixados em segurança em quadra poliesportiva próxima.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes