Lauro Michels faz outra mudança no secretariado, a segunda em 15 dias

Denise Ventrici, deixou a direção do Procon. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV) trocou quatro nomes de seu secretariado nos últimos quinze dias. Foram duas etapas, primeiro exonerou Atevaldo Leitão, da secretaria de Segurança Alimentar, e Marcel Lacerda Soffner, da pasta de Defesa Social, agora o prefeito demitiu a secretária de Comunicação, Carla Dualib, e a chefe da Assistência Judiciária e diretora do Procon, Denise Ventrici. O despacho do prefeito foi publicado nesta quarta-feira (15/11) nos atos oficiais.

Dois dias antes, o chefe do Executivo diademense, recebeu a reportagem do RDtv e falou sobre as mudanças no primeiro escalão do governo, dizendo que elas não tinham necessariamente a ver com suas diferenças com o PSDB, que é a sigla de Leitão, por exemplo. “Eu ainda tenho o Francisco Rocha (Secretário de Finanças) e o José Dourado (assessor especial do prefeito), que são tucanos. Primeiro o PSDB tem que se entender com o PSDB, eu já fui de lá e não quero voltar”, declarou Michels. Nesta minirreforma administrativa o verde mirou também outros partidos; Denise Ventrici, por exemplo, é do PV e Soffner é do PTC.

Newsletter RD

Lauro teria esperado o segundo turno das eleições gerais para tirar do governo aqueles que não apoiaram seus candidatos. Em vez de apoiar o candidato a deputado estadual do governo, Márcio Paschoal Giudício, o Márcio da Farmácia (Podemos), Leitão apoiou um candidato de fora, Ramalho da Construção (PSDB) que não foi reeleito. Esse teria sido um dos motivos para a retirada do tucano do governo, o outro seria sua proximidade com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), ex-aliado de Michels que se tornou rival político. Para a pasta de Segurança Alimentar assume o assistente da mesma secretaria, Rodrigo Alves da Silva.

Carla Dualib foi exonerada da Secretaria de Comunicação. (Foto: Divulgação)

Mantendo apenas os fiéis a seu lado Lauro realocou peças que considera importantes no tabuleiro. O diretor presidente da Fundação Florestan Fernandes, Paulo Fares, que assumira o cargo havia pouco tempo, menos de quatro meses, passa a comandar a pasta de Comunicação. No seu lugar na fundação assume Margareti de Souza Sanches.

Para o lugar de Soffner foi Paulo Alexandre Fagundes. O coronel e ex-chefe da pasta de Defesa Social, atribuiu sua demissão a “decisões políticas normais dentro da gestão governamental…tenho certeza que fiz o melhor”, disse Coronel Soffner em sua rede social.

José Dourado, disse que ainda não foi definida a nomeação para a pasta da Assistência Judiciária, deixada vaga com a saída de Denise Ventrici. “Essa é uma questão que só vai ser decidida depois de quarta-feira (21/11)”, declarou o assessor especial, que admite que o advogado Ricardo André Barros de Morais, pode ser um bom nome para o posto. Morais foi indicado para assumir a Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social em junho do ano passado, mas o decreto legislativo não passou na Câmara dos vereadores. O advogado, no entanto, disse que não aceitaria. “Minha atividade principal é a advocacia a qual não é compatível com tal função”, justificou.

Dourado, que é filiado ao PSDB, desde 1997, não acredita que é apenas a sigla que tenha motivado as demissões. “Certamente não foi só a questão do partido que levou a saída deles. Passou a eleição e o Lauro esteve avaliando o trabalho de todos os secretários, essa mudança já era prevista. Se fosse assim eu também sairia, pois sou filiado antigo e o Lauro em momento nenhum chegou para mim e disse para que eu saísse do partido. Estou no governo e enquanto estiver vou defender defendê-lo”, resumiu.

Carla Dualib não quis comentar o assunto. Denise Ventrici não foi localizada.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes