Atila revela que Michels pensa em retornar ao Consórcio Intermunicipal

“Acho que teremos uma grande novidade”, foi assim que o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), revelou em entrevista exclusiva ao RDtv, nesta terça-feira (30), que o chefe do Executivo de Diadema, Lauro Michels (PV), externou vontade de retornar ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Sem grandes detalhes, o socialista afirmou que o verde confessou a intenção ao prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (sem partido).

Questionado sobre a possibilidade de se candidatar à presidência da entidade regional no próximo ano, Atila revelou a intenção de Michels. “Nós sabemos que mesmo a cidade de Diadema, a gente sente que o prefeito Lauro tem a vontade de voltar para o Consórcio, né. O retorno do Lauro também fortalece o Consórcio. Acho que teremos uma grande novidade. Acho que o Consórcio Intermunicipal só é o Consórcio Intermunicipal com as sete cidades estarem juntas com o mesmo propósito pelo ABC e para fortalecer a nossa região (sic)”.

Newsletter RD

Consórcio não reúne os sete prefeitos desde agosto de 2017 (Foto: Divulgação)

“O prefeito Lauro é um grande amigo, é um grande companheiro, uma pessoa solitária neste caminho e o prefeito Lauro externou sim essa vontade a princípio ao prefeito Gabriel Maranhão e essa notícia chegou a mim pelo prefeito Gabriel Maranhão e eu acho que para nós é uma grande alegria e para todos do Consórcio”, completou.

Segundo fontes ouvidas pelo RD, na semana passada houve um encontro entre Lauro Michels, Atila Jacomussi e Gabriel Maranhão, porém, o resultado desta reunião não foi levado aos aliados do prefeito de Diadema. Porém, a informação de uma possível volta do município a entidade regional pegou muitos de surpresa que consideram que podem gerar um novo desgaste.

Todas as fontes foram unânimes em opinar que a volta de Diadema a partir de 2019 ao Consórcio só reforçaria a tese apresentada na saída do município da entidade de que a movimentação de Michels foi apenas por divergências políticas com o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio ABC, Orlando Morando (PSDB) ao invés da justificativa oficial que foi a de questões financeiras. A reportagem tentou contato com Lauro Michels e com Gabriel Maranhão, porém ambos não atenderam aos telefonemas.

Só para relembrar

A saída de Diadema do Consórcio Intermunicipal Grande ABC começou a ser articulada em dezembro de 2016. Na época, segundo Michels, houve uma conversa para que Mauá e São Caetano fizessem o movimento, porém sem o apoio de Jacomussi e de José Auricchio Júnior (PSDB), Lauro acabou insistindo na ideia.

Em março de 2017 entregou uma carta de desfiliação da entidade regional, porém ainda precisava de autorização legislativa, que veio somente em junho, após série de polêmicas com a base aliada. A saída foi realizada de forma definitiva em outubro.

Desde então o Consórcio entrou na justiça para cobrar os mais de R$ 10 milhões em repasses devidos por Diadema. O valor, dividido em quatro ações, já estão no Fórum de Diadema e se espera a definição da forma do pagamento. Esse valor devido pode tirar da cidade a CND (Certidão Negativa de Débito), algo que pode impedir investimentos e financiamentos.

(Colaboraram George Garcia e Leandro Amaral)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes