DEM pretende reproduzir crescimento nacional também no ABC

O deputado federal eleito Geninho Zuliani (DEM) e o secretário de Habitação de Santo André, Fernando Marangoni também filiado ao Democratas, consideram que é possível transferir para a região do ABC o crescimento que o partido conquistou no Congresso, de 30%. Ambos defendem o início da construção de chapas para a próxima eleição de prefeitos. Zuliani e Marangoni concederam entrevista ao RDTv desta segunda-feira (29/10) com apresentação de Carlos Carvalho e Leandro Amaral.

“O Democratas passou por uma reestruturação recente, sai agora com dois governadores eleitos em Mato Grosso e Goiás e cresceu mais de 30% com sua bancada passando de 21 para 29 deputados e agora, com o Rodrigo Garcia, eleito vice-governador, e isso nos credencia para compor chapa para prefeitos nas eleições municipais; esse é o grande desafio, trazer esse crescimento para a região do ABC”, avalia Zuliani, que foi vereador e prefeito da cidade de Olímpia, mas nasceu em Ribeirão Pires. Para Marangoni, diferente do PSDB, que acabou penalizado nas urnas, o DEM, está fortalecido. “DEM acertou muito quando expulsou o Demóstenes Torres, já o PSDB deveria ter afastado o Aécio Neves no mesmo dia. Acho que o PSDB errou fazendo parte do governo Temer, quando tinha intenção de disputar a sucessão. Não tem erro nenhum do DEM fazer parte do governo Temer, porque não tínhamos a intenção disputar a presidência”.

Newsletter RD

Fernando Marangoni e Geninho Zuliani, ambos do DEM, concederam entrevista ao RDTv. (Foto: Amanda Lemos)

Zuliani destacou a posição em que se encontra seu partido e a relação que se desenha com o futuro governo Jair Bolsonaro (PSL). O Bolsonaro não está fazendo a mínima questão de falar sobre Economia, ele delega para o Paulo Guedes. Como delegou a articulação política com o Onix Lorenzoni (DEM), provável ministro chefe da Casa Civil. No nosso ponto de vista a reeleição do deputado Rodrigo Maia também é muito importante, pois ele é conhecido como honesto no Congresso, poderia dar estabilidade no mandato, pelo menos nos dois primeiros  anos, quando teremos as reformas importantes. São 160 deputados claramente de oposição, por outro lado 350 deputados e ele (Bolsonaro) precisa de 310 fieis para as reformas. O DEM está um pouco mais confortável se descolando um pouco do centro, pela linha de centro-direita e porque nós apoiamos o Bolsonaro no segundo turno”, analisou.

O deputado federal eleito disse que haverá dificuldades com a oposição, capitaneada pelo PT, no Congresso. “Não dá para fazer a reforma da previdência sem debate; o erro do Temer foi esse. Não tenho dúvida nenhuma que o PT e os partidos de esquerda estarão lá para barrar as reformas, como votaram contra o Plano Real, para o PT e para a esquerda os únicos projetos bons são os que partem da iniciativa deles”, critica, ao mesmo tempo que aponta que Bolsonaro terá que conversar com um número maior de partidos, já que a representatividade aumentou na Câmara. Marangoni, complementou o raciocínio. “O grande desafio vai ter que ter uma conversa muito franca com os partidos”.

Geninho Zuliani defende a reforma política e o voto distrital misto. “Acho que tem que ter o voto distrital misto, com 50% defendendo suas bandeiras e 50% defendendo regiões. Eu tenho um compromisso com a comunidade de Santo André e preciso cumprir o meu papel para daqui a quatro anos voltar a ter o aceite da população da cidade”.

Antes de ser deputado, Zuliani foi vereador e prefeito na cidade de Olímpia, deixou o mandato em 2016, e ingressou na gestão Geraldo Alckmin (PSDB) no governo do estado. “Ser prefeito é dedicação integral, ser vereador é mais tranquilo e ser deputado acho que via ter muita renovação para a frente e estou pronto para o novo desafio. Como prefeito eu senti na pele as dificuldades da divisão do bolo tributário, da dificuldade de conseguir emendas, trabalhei um ano e meio na Secretaria de Estado da Habitação, foi um trabalho muito importante numa coordenadoria em que eu recebi 350 prefeitos em um ano e meio. Espero estar pronto e maduro”, finalizou.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes