Investidor antecipa eleição e Ibovespa sobe 1,95%

O mercado brasileiro de ações dedicou o último pregão antes do segundo turno da eleição presidencial para antecipar a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) sobre Fernando Haddad (PT). Com menos de 48 horas para o pleito eleitoral, a percepção foi de que não haveria mais chances de vitória do candidato petista, considerado contrário a uma agenda liberal e reformista. Com isso, o Índice Bovespa minimizou as fortes perdas em Nova York e fechou nesta sexta-feira, 26, com ganho de 1,95%, aos 85.719,87 pontos, na máxima do dia. Os negócios somaram R$ 19,5 bilhões.

Além do otimismo com o cenário eleitoral, também contribuíram para a alta das ações as perspectivas otimistas para as empresas brasileiras, não apenas por resultados corporativos, mas também pela análise benigna de algumas instituições financeiras internacionais.

Newsletter RD

“Com o mercado externo negativo, ficou evidente que a alta da bolsa foi motivada por fator doméstico. A leitura mais favorável para o desfecho da eleição fica mais visível quando observamos o desempenho dos índices setoriais, com destaque para as ações dos setores de utilidade pública, que reagem à expectativa de privatizações”, disse Daniel Xavier, economista-chefe do DMI Group.

Entre essas ações estiveram Eletrobras e Cemig, que tiveram altas de até 7%. Além desses, outros papéis do “kit eleição”, tidos como termômetros de percepção política, se destacaram em alta. Petrobras ON e PN subiram 3,77% e 4,86%, refletindo menor chance de ingerência política na estatal. Banco do Brasil ON avançou 5,79% sob o mesmo argumento.

A pesquisa Datafolha divulgada na noite de quinta-feira indicando redução da diferença entre Bolsonaro e Haddad teve efeito neutro sobre os negócios com ações. Um dos motivos para isso foi a divulgação de levantamentos encomendados por instituições financeiras com resultados diferentes, indicando diferenciais maiores que os 12 pontos porcentuais mostrados na quinta-feira.

“A grande dúvida agora é saber se a confirmação da eleição de Bolsonaro dará novo impulso às ações ou se o cenário internacional vai impor uma correção. Não podemos nos esquecer que a alta do Ibovespa tem sido sustentada principalmente pelos investidores institucionais locais, uma vez que os estrangeiros estão vendidos no mês”, disse um gerente de mesa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes