A rede de hambúrguer artesanal Tico’s Burger inaugurou a primeira unidade na região, no Atrium Shopping, em Santo André. A instalação faz parte do projeto de expansão da marca, que pretende investir na abertura de mais de 10 pontos até 2019 e, com isso, alavancar crescimento. Com cinco lojas hoje, o faturamento da empresa já cresceu 23%, de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período de 2017. Com apenas três operações em 2017, a Tico’s conseguiu fechar em dezembro com 17% de aumento em comparação a 2016.
Como de crescimento, a empresa tem recado para a região. “Para os interessados em empreender, o ABC está na rota para mais unidades”, avisa Tiago Stabile, fundador da rede, criada em 2014 no município de Birigui, interior de São Paulo, já com objetivo de abrir franquias.
Segundo Stabile, para ser franqueado da marca, além de dinheiro para investir – a partir de R$ 250 mil -, o interessado precisa ter perfil empreendedor. A avaliação do currículo é feita junto à administração e se responder aos critérios fará parte da marca. “Basta ter predisposição para novos desafios”, conta Tiago.
A rede antecipou a febre dos hambúrgueres gourmet com pesquisas de mercado, realizadas no final de 2013, quando apontaram carência de rede na linha de produção artesanal e vastos cardápios. “Foi depois de não encontrar nada com essas características para investir que decidi fundar a rede própria”, conta Stabile, que observa o boom do segmento atualmente e espera fechar 2018 com 25% de crescimento no caixa. A marca também planeja lançar a segunda loja de rua em novembro, na Capital. Como loja conceito, será a primeira da rede a ficar aberta durante o almoço.
Estilo
Com cerca de 80 funcionários, a Tico’s Burger carrega no modo de confecção de hambúrguer o estilo norte-americano, que Tiago buscou como referência em viagem ao Exterior. “Nos EUA, qualquer hamburgueria simples oferece bons hambúrgueres. Essa cultura de consumir carne de primeira linha é muito forte lá”, conta, ao enfatizar que o design modelo das unidades também traz parâmetro de fora, com iluminação mais escurecida, presença de bares e atendimento em balcão.
Renovado a cada 90 dias, o cardápio ganha novas receitas que sempre passam pela aprovação do fundador. Com mais de 10 tipos de carnes, entre frango, cordeiro, salmão e costela, o repertório de lanches engloba também sanduíches fit de pães sem glúten, hot dogs e opções vegetarianas. “Muito em breve a linha vegana também estará nas unidades”, declara Stabile. A produção é 100% própria, padronizada em Birigui, o que facilita a adição de novos produtos com maior agilidade.
A Tico’s prioriza o tempero das carnes com especiarias adequadas para cada uma. “Hambúrgueres diferentes não têm o mesmo gosto aqui, e não trabalhamos com blend de carnes. O que estiver escrito no cardápio é o que o cliente irá comer”, diz ao garantir que o processo não utiliza conservantes.
Raio X
Investimento loja de shopping: a partir de R$ 250 mil
Investimento loja de rua: a partir de R$ 350 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses