Nasa divulga foto de iceberg plano e retangular na Antártica

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) compartilhou nas redes sociais a fotografia de um iceberg plano e retangular, com superfície lisa e bordas retas, semelhante a uma tábua. O registro foi realizado quando o item flutuava na Península Antártica e foi divulgado na quarta-feira, 17.

Nas redes sociais, a imagem chamou a atenção de usuários, que comentaram sobre alienígenas e teorias de que a Terra é plana. Cientista da Nasa, Kelly Brunt explicou a situação à revista LiveScience: “Nós temos dois tipos de icebergs: nós temos o tipo que todos têm na mente, como o que afundou o Titanic, que parecem com prismas ou triângulos na superfície (…). E nós temos o que chamamos de icebergs tabulares.”

Newsletter RD

Segundo ela, um iceberg desse tipo passa por um processo semelhante ao crescimento de uma unha, que quebra quando fica muito longa. Na parte submersa, o item gelo tem um formato semelhante ao da parte visível, que representa 10% do total da massa. “O que faz desse um pouco fora do usual é que parece um pouco com um quadrado”, diz.

A cientista afirmou, ainda, que é difícil estimar o tamanho do item fotografado, mas que, pela imagem, acredita que tenha cerca de 1,5 quilômetro. Segundo Brunt, em geral, pela regularidade do formato, o iceberg deve ter se desprendido há pouco tempo e, por isso, ainda não sofreu alterações por causa de ondas e do vento.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes