ABC elege seis deputados estaduais e três federais

As eleições deste domingo (07/10) marcaram a manutenção da representatividade do ABC, nos poderes legislativos estadual e federal. Foram eleitos seis deputados estaduais: Teonílio Barba (PT), Carla Morando (PSDB), Luiz Fernando (PT), Thiago Auricchio (PR), Coronel Nishikawa (PSL) e Márcio da Farmácia (Podemos). Em 2014  também foram eleitos sete representantes, mas a região acabou perdendo três; Orlando Morando (PSDB) e Atila Jacomussi (PSB) se tornaram prefeitos de São Bernardo e Mauá, respectivamente, e Vanessa Damo (MDB)  foi impugnada. Já para a Câmara Federal a representatividade aumentou com a reeleição de Alex Manente (PPS) e Vicente de Paula Silva, o Vicentinho (PT) e a eleição de Luiz Carlos Motta (PR), de Diadema.

Em seu comitê Carla Morando, o marido lideranças tucanas comemoraram a vitória logo após o fim da apuração. Agradeceu empenho da militância e pediu votos para João Doria (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL). “Tudo isso que a gente está colhendo é o fruto de uma mudança política que vem para o bem. Essa coisa toda foi um turbilhão, mais candidatos a deputado com mais de 2 milhões de votos (referindo-se ao candidato a deputado estadual Eduardo Bolsonaro, do PSL, que teve 1,8 milhão de votos, e a Janaína Paschoal, do mesmo partido e que teve mais de 2 milhões de votos para a Câmara Federal) mas isso mostrou que as pessoas querem uma mudança. Devo a vitória ao meu marido, pois ele trabalhou demais. Todos esses votos só refletem que as pessoas estão aprovando (o mandato na prefeitura). Estou orgulhosa de fazer parte do grupo de quem faz a política boa”, discursou, para em seguida fazer um apelo pela eleição de Doria e Bolsonaro . “A gente tem que se empenhar em eleger o nosso governador e, é claro o Bolsonaro, porque o PT nunca mais”.

Newsletter RD

Barba destacou que sua vitória, como o mais votado da região na disputa pela Assembleia Legislativa, se deve a militância petista. “Tem muito do trabalho individual, da minha história e do reconhecimento do nosso trabalho, mas devo essa vitória ao PT. Agora ainda temos a missão de derrotar o Bolsonaro no segundo turno”, resumiu.

*Com 100% das urnas apuradas

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes