Prestes a completar 40 anos e com crescimento nas vendas, o Shopping Metrópole dará início ainda neste ano a um processo de modernização. Além da repaginação arquitetônica, algumas alterações no espaço físico estão previstas e incluem o estacionamento, para proporcionar mais conforto aos frequentadores.
A novidade foi antecipada por Mauricio Morelato, superintendente do empreendimento, em São Bernardo, durante entrevista ao canal RDtv. “O Metrópole tem uma frequência de retorno elevada, o público tem um carinho especial pelo shopping, mas o negócio precisa se modernizar, seguir as tendências para se manter sustentável”, avalia o executivo ao contar que o crescimento em vendas na praça de alimentação de janeiro a agosto (acumulado do ano) foi de 12,8%, em relação ao mesmo período de 2017.
Terceiro shopping mais antigo do Estado de São Paulo, o Metrópole está entre os mais antigos do País. Já finalizou algumas expansões – as mais significativas nos anos de 1997 e 2011 – e agora as obras de modernização devem se estender ao longo de 2019.
Na última área expandida do empreendimento, administrado pela Sonae Sierra Brasil, não há mais lojas disponíveis. Em sintonia com a tendência de alta de 2,5% nos novos negócios na região do ABC (segundo o IPC), duas novas operações são inauguradas, em média por mês, no centro de compras.
De outubro de 2017 a setembro deste ano, foram 20 inaugurações, entre lojas e quiosques, de grandes marcas, como Usaflex, Ana Capri, Si Señor, L’Occitane au Brésil, Miniso, The Body Shop, Dry Wash e Loungerie, além da Casa Bauducco. Esta já responde pelo maior faturamento da rede no País. Nos segmento gastronômico, será aberta em novembro a unidade da rede de franquias frango frito Popeyes, concorrente direta do KFC nos Estados Unidos e que chega ao Brasil.
As franquias representam 75% das operações. “São marcas fortes e desejadas, mas aquele ¼ de opções regionais é muito importante também. Quando trazemos uma operação local de sucesso da rua para o shopping, por exemplo, geramos empatia”, diz o superintendente, cujo foco nos próximos meses será ainda o reforço no segmento moda.
Morelato atribui a baixa vacância ao fato de o shopping suprir as expectativas dos clientes. “Ter uma localização privilegiada, um equipamento com a manutenção em ordem, que atende bem e conta com uma variedade interessante de lojas é o segredo. Soma-se a isso nosso modelo de locação, que também é atrativo”, comemora.
Impacto positivo
A grande notícia para o Metrópole nos últimos tempos, no entanto, foi o adensamento de seu entorno, que ganhou três hotéis – com ocupação que já ultrapassa os 50% – um imponente condomínio comercial e instituições de ensino, como o Senac. A movimentação reflete positivamente nos negócios, sobretudo na praça de alimentação, num ano em que a greve dos caminhoneiros, em maio, e a Copa do Mundo (que tira os consumidores dos shoppings durante os jogos) comprometeram a frequência.
“Agosto já foi nosso melhor mês, registrando o maior crescimento do ano na comparação com 2017. Embora o fluxo de pessoas não tenha crescido tanto, as vendas aumentaram acima da inflação. Setembro segue a mesma tendência, nos colocando novamente no patamar positivo do primeiro trimestre”, conta Morelato.
Para fidelizar ainda mais o público, o shopping tem se dedicado a oferecer experiências que vão além do consumo e da conveniência. A aposta é em eventos inéditos na área externa. Recentemente, foi promovida uma corrida de patins. “Atraímos um público novo, que passou a ter um carinho especial pelo Metrópole e, quando tiver a oportunidade, vai retornar”, diz.
Para outubro, a agenda de eventos segue extensa, com uma corrida de carrinhos de rolimã; a edição kids da Color Party e uma ação de compre e ganhe, pouco usual no mês das crianças. Cada R$ 250 em compras dará direito a bonecos de pelúcia colecionáveis (são três no total) da Turma do Safari.