A professora Lucimar Izabel Faria, da EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Albino Freitas, em Diadema, foi a vencedora da etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil, que está na 11ª edição, na categoria Creche com a prática Estética Musical na Primeira Infância.
O Prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras e tem como finalidade reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil. Nesta edição, segundo o MEC, 4.040 professores de todo o país se inscreveram e 158 professores foram vencedores.
Além disso, o projeto pretende dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino, valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações e oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais. A premiação contempla um certificado e um troféu para o vencedor de cada categoria.
A professora Lucimar Izabel Faria conta como foi desenvolvida a prática: “Foram sistematizadas vivências musicais com estratégias variadas aplicadas de maneira lúdica, com um repertório cuidadosamente selecionado, amplo e variado. O objetivo é sensibilizar os alunos musicalmente e aguçar a percepção estética musical. A exposição a este ambiente fez com que, gradativamente, os alunos se tornassem ouvintes mais sofisticados, mais perceptivos, mais sensíveis à música e desenvolvendo a capacidade de realizar suas próprias escolhas”.
Há 22 anos na rede, a professora afirma que ouvir, cantar e brincar com música é uma prática contínua dentro da sua sala de aula. “Para o desenvolvimento deste trabalho, organizei um cronograma de aulas com duração de dois meses. Foi preciso debruçar-me num planejamento que ofertasse um repertório amplo, com manifestações culturais locais e universais, oportunizando uma vivência musical qualitativa. As crianças, durante o trabalho desenvolvido, ampliaram o gosto pela música e identificaram suas preferências musicais. As preferências estão relacionadas ao ambiente musical ao qual estão inseridas”, destacou a professora.
“A estética musical, além de estar relacionada com prazer e o belo, relaciona-se com a qualidade. As crianças respondem positivamente aos estímulos. É possível, desde pequenas, elas atuarem como protagonistas e se tornarem ouvintes mais sensíveis e perceptivos à música”, completou.