Parque do Pau Brasil é dica para ecoturismo

Parque Nacional fica a 43 km do burburinho de Porto Seguro (Foto: Divulgação)

Localizado a 43 km do burburinho das praias de Porto Seguro (BA), o Parque Nacional do Pau Brasil deverá se firmar como novo atrativo turístico do Nordeste. Edital publicado no Diário Oficial da União prevê a concessão de serviços de apoio à visitação ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza. A ideia é melhorar a infraestrutura do parque para que possa receber cada vez mais turistas e visitantes. O parque é um dos novos endereços para os fãs do ecoturismo.

Numa área de 190 km² preservada e incrustada entre os vilarejos de Arraial d’Ajuda e Trancoso – as duas joias da coroa desse pedaço do litoral baiano –, a unidade foi aberta à visitação há pouco mais de um ano e meio e tem grande significado. O parque foi criado em 20 de abril de 1999, em comemoração aos 500 anos do Brasil. É uma das mais importantes áreas protegidas da Mata Atlântica no sul da Bahia. Com titulação de reconhecimento mundial, pois está inserida na denominada Costa do Descobrimento, a região foi declarada Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Newsletter RD

Entre as atividades disponíveis para o visitante estão roteiros para grupos de observação de aves, mirantes, trilhas com deques de madeira para caminhadas e roteiros para pedaladas. No local é possível admirar uma infinidade de exemplares de árvores Pau Brasil, que a frota de Pedro Álvares Cabral deparou, em 1500, e hoje é raridade. A maioria ultrapassa os 40 metros de altura, e muitas podem ter até mil anos de idade. A unidade de conservação abriga, ainda, a nascente do rio da Barra, que também já foi chamado de Brasil pelos primeiros portugueses, referência cartográfica aos desbravadores europeus na nova colônia.

Lá dentro existem muitas opções, uma delas a Jaqueira, área localizada às margens do rio da Barra. O córrego apresenta águas calmas e de baixa profundidade, o que proporciona um banho agradável até para pessoas com necessidades especiais e que tenham algum tipo de limitação. O riacho é bastante raso e permite essa interação sem maiores dificuldades.

Os trilheiros encontram vários roteiros, dos difíceis aos fáceis, como a Trilha das Bromélias. Localizada na estrada do Pau Brasil e com apenas 540 metros de extensão, é uma amostra dos vários ambientes da Mata Atlântica de Tabuleiro, especialmente a mussununga (tipo de vegetação), naturalmente um jardim de bromélias e orquídeas, que finaliza na mata mais densa e árvores de grande porte.

O Parque Nacional do Pau Brasil pode ser visitado durante todo o ano. Há diversas opções de hotéis e pousadas em Porto Seguro, Arraial D’Ajuda e Trancoso. Porto Seguro é um dos maiores polos hoteleiros do Brasil, portanto, onde ficar não será problema.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes