Bispo de Goiás renuncia após investigação

O papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 12, a renúncia de d. José Ronaldo Ribeiro do cargo de bispo de Formosa, em Goiás. O bispo é investigado por suposta participação em um esquema de desvio de mais de R$ 2 milhões da Igreja Católica. D. José, cinco padres e outras pessoas vinculadas à Cúria da região permaneceram presos por 30 dias, acusados de apropriação indébita, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Eles foram liberados na terceira tentativa de habeas corpus impetrado pela defesa no Tribunal de Justiça de Goiás. D. José e os outros suspeitos se dizem inocentes.

Na segunda-feira passada, ocorreram as primeiras audiências na Justiça sobre o caso, na qual duas testemunhas teriam confirmado as denúncias. A Cúria Diocesana de Formosa divulgou nota informando o acolhimento do papa Francisco do pedido de renúncia da condição de bispo da diocese feito por d. José Ronaldo Ribeiro. O comunicado, assinado pelo arcebispo de Uberaba, d. Paulo Mendes Peixoto, informa que ele próprio foi nomeado administrador apostólico “sede vacante” da Diocese de Formosa, assumindo por força da renúncia do antecessor.

Newsletter RD

A comunicação dá conta de que a notícia do acolhimento à renúncia e de sua nomeação foi publicada no jornal L’Osservatore Romano, às 12 horas de Roma. “Informo, a tempo, que as atividades pastorais e religiosas da Diocese estão sendo garantidas a todo povo de Deus dessa região, de forma plena, legítima e amorosa”, diz a nota, assinada por d. Paulo.

D. José Ronaldo afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo, em 20 de abril, que pretendia continuar em Formosa após a conclusão do processo, mas admitia rever essa posição. Ele deixou a cidade na terça-feira, 11, e foi para Sobradinho, no Distrito Federal, para ficar com parentes.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes