Artista plástico de Diadema participa de bienal em Piracicaba

Jofersant e a obra que lhe valeu menção especial em 2016 (Fotos: Mauro Pedroso/PMD)

Morador da cidade de Diadema há mais de 40 anos, João Ferreira dos Santos, teve um de seus quadros ‘Helianto e Selene’ selecionado para a Bienal Naïfs do Brasil 2018, mostra  do Sesc de Piracicaba que ocorre nesta sexta-feira (17), às 20h.

“Meu nome artístico é Jofersant, resultado da junção das primeiras sílabas do nome de batismo, que é João Ferreira dos Santos”, conta o artista plástico.

Newsletter RD

Arte Naïf surge do desejo espontâneo de pintar, sem que haja a necessidade de técnicas elaboradas para executar o trabalho. O termo Naïfs surgiu no século no XIX para identificar a obra de Henri Rousseau, pintor autodidata, admirado pelos artistas vanguardistas da época.

 Este ano participam da Bienal Naïfs do Brasil 583 artistas de 24 estados brasileiros. O número de trabalhos inscritos chegou a 1.164 e as obras selecionadas, nos mais variados suportes e técnicas, foram de 155 pinturas. O quadro (óleo sobre tela) de Jofersant ficou entre os 100.

Está é a terceira vez que o artista participa da Bienal do Sesc. A primeira foi em 2014, quando ele se inscreveu, mas não foi selecionado. A segunda vez, em 2016, ganhou duplamente. Com a pintura “Jardim do Éden II” integrou a lista dos escolhidos, e com o quadro “Os Irracionais na Graça do Grandioso Zôo de São Paulo”, levou Menção Especial.

Helianto e Salene foi a obra selecionada na bienal do Sesc

Pintor autodidata

Como produção de mais de 40 obras, na sua maioria paisagens, Jofersant está envolvido com o mundo das artes plásticas desde os  12 anos de idade. “Eu sempre gostei da pintura. Me lembro, ainda criança, lá em Ibotirama, na Bahia, pintando as paredes da casa do meu avô. Minha mãe também tinha boa mão para o desenho e acho que tudo isso me ajudou a ser o artista autodidata que sou hoje”, explica.

Com 78 anos, Jofersant continua ativo e sua pintura também tem a preocupação com o meio ambiente.

O artista também expõe seus quadros na Feira de Arte & Sarau Cidadão, organizada pelo Museu de Arte Popular de Diadema, uma vez por mês, em área ao lado do museu. Outra forma de ver de perto o trabalho de Jofersant é visitar a exposição de Artes Visuais que está acontecendo no Espaço Cândido Portinari, no Centro Cultural Diadema. O  evento fica até dia 31 de agosto e integra a Mostra de Artes de Diadema, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura. A exposição fica aberta de terça-feira a sábado, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes