Novos pais dividem papel de mães

Caio Fernandes diz que já se adaptou à rotina de Pedro (Foto: Arquivo Pessoal)

Neste domingo (12/08) muitas famílias comemorarão o Dia dos Pais. Embora historicamente cuidar das crianças fosse função exclusiva das mulheres, o cenário tem sido modificado, principalmente com a inserção da ala feminina no mercado de trabalho. Os homens também assumiram tarefas domésticas e de cuidados com o filho. Muitos foram obrigados a aprender, na marra, a cuidar com responsabilidade das crianças.

Esse será o primeiro Dia dos Pais de Claudinei Bueno de Almeida, 36 anos, morador em Ribeirão Pires. O novo pai conta que a notícia foi uma das mais felizes de sua vida, mas que demorou a se dar conta com a mudança de rumo que viria pela frente. Desde janeiro, a rotina se tornou pura correria para Almeida. Entre uma soneca e outra, balança o pequeno nos braços, troca fraldas diversas vezes durante o dia e dá banhos, além da principal dificuldade: a papinha, momento em que as instruções são repassadas, via telefone, pela mulher Simone Almeida.

Newsletter RD

“Ela explica passo a passo por telefone, quais legumes colocar e como fazer a papinha, tudo”, brinca, o mais novo pai de Ribeirão. Durante o dia, enquanto o bebê dorme, Almeida usa o tempo livre de férias para correr com as obrigações domésticas, como fazer compras no mercado e outras atividades que não dizem respeito diretamente ao pequeno. À noite, quando pode descansar, divide as tarefas com Simone, que fica responsável por acordar durante a madrugada para dar de mamar ao pequeno.

Papai desde abril, Caio Fernandes, também morador de Ribeirão Pires, demorou a se adaptar com a paternidade. A primeira mudança na rotina ocorreu logo na primeira semana, em casa, com o pequeno Pedro. Acompanhado da mulher Kelomy Fernandes, o casal mal conseguia dormir uma noite completa. “Ele acordava várias vezes durante a noite e chorava bastante. Com certeza, a primeira semana foi a mais difícil”, lembra.

A vontade de voltar para a cama era enorme, mas o dever de pai chamava para que Caio ficasse junto ao pequeno, até que, ambos caíssem no sono. Depois de uma semana, o casal começou a adaptar à rotina com Pedro, que continua a acordar à noite, mas, agora, somente quando sente dores ou fome.

Claudinei troca fraldas e alimenta o pequeno Lorenzo (Foto: Pedro Diogo)

Novo papel
O relacionamento pai e filho mudou muito nos últimos anos. Atualmente, é possível constatar maior presença da figura masculina com os filhos, quebrando barreiras estereotipadas de comportamento.

No entanto, ainda prevalece a tradicional cultura que a mulher é ainda a responsável pelo lar e filhos, de acordo com a psicóloga Kátia Costa. “A mulher deve permitir que o marido e o filho ajudem dentro de casa. É ajudar, não substituir o papel do outro”, explica.

O companheirismo e a relação amorosa têm ganhado lugar e hoje a mãe não é a única responsável pelo lar e educação como antigamente. “Hoje a mulher também sai para trabalhar e quem fica responsável por cuidar dos filhos também é o homem”, diz a especialista.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes