Estado antecipa campanha contra pólio e sarampo a partir deste sábado (4)

Imunização é gratuita nas rede municipais de ssaúde (Foto: Marcos Luiz)

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu nesta segunda-feira (30) antecipar o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite (Paralisia Infantil) e Sarampo, que começará no País a partir de 6 de agosto. A imunização inicia neste sábado (4), com um ‘Dia D’ extra em todas as cidades estaduais, inclusive em algumas do ABC – com exceção de Mauá e Santo André. As prefeituras de Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Bernardo estarão com as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) abertas à população, das 8h às 17h. São Caetano não informou se antecipará a campanha.

As duas doenças, até então erradicadas no Brasil, correm o risco de retorno, inclusive no Estado de São Paulo. A vacina é a única forma de prevenção. A imunização é gratuita na rede de saúde pública. O Ministério da Saúde alertou sobre a possibilidade de volta da poliomielite e do sarampo, uma vez que vários municípios apresentam cobertura vacinal bem abaixo de 50% – o ideal é 95%.

Newsletter RD

O dia de mobilização nacional, o chamado Dia D, ocorrerá em 18 de agosto. As outras seis cidades do ABC também estarão envolvidas na campanha nacional, com todas as unidades básicas de saúde como postos de vacinação.

No caso da região, Diadema anunciou, na última semana, que anteciparia a campanha nacional para início no primeiro sábado de agosto. No total, 20 UBSs  estarão abertas para imunização, das 8h às 17h. Mesmo caminho seguido por Ribeirão Pires, que divulgou nesta segunda-feira (31), a abertura dos dez postos de saúde no próximo sábado. Seguindo as orientações do Estado, São Bernardo também adianta a disponibilização das doses gratuitas.

No caso da poliomielite, que previne contra a paralisia infantil, a dose é destinada para crianças, a partir dos seis meses, até os menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). A doença foi erradicada no País e nas Américas há 24 anos, mas o sinal de alerta foi acionado pelo órgão da União.

Quanto ao sarampo, erradicado no Brasil há três anos e atualmente com surtos em Roraima e no Amazonas, na região Norte, mais algumas cidades do Rio Grande do Sul, no Sul, e no Rio de Janeiro, no Sudeste, exige duas doses preventivas, no caso de crianças. A primeira dada aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral. Adultos, até 49 anos, que não tenham sido imunizados contra a doença, também poderão tomar a vacina nos postos de saúde.

Na oportunidade, os pais poderão atualizar a carteira de vacinação de seus filhos. Por isso, é indispensável levar o documento e se dirigir à unidade de saúde mais próxima da residência. No caso da poliomielite e do sarampo, segundo os médicos especialistas, não há qualquer tipo de restrição para tomar a dose, mesmo que os bebês e as crianças estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

Sintomas

A poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus. Pode infectar tanto crianças como adultos e causar paralisia muscular. A transmissão ocorre pelo contato pessoa-pessoa, via fecal-oral ou oral-oral – gotículas expelidas ou ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo o vírus.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida de forma direta por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Pode ser contraída em qualquer idade, especialmente crianças. Entre os sintomas estão febre alta, dores de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo e tosse.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes