Servidores de Mauá aprovam estado de greve

Não tem uma data para uma nova mesa de negociações (Foto: Lucas Miranda)

Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (25), os servidores públicos de Mauá aprovaram o início do estado de greve. Segundo informações do Sindicato da categoria, o Sinderv Mauá, os profissionais tentam manter as negociações para o reajuste salarial. O governo mauaense já relatou que não vai conceder aumento nos vencimentos por causa do decreto de calamidade financeira.

A princípio, a entidade alertava que existia a possibilidade de deflagração de uma paralisação imediata da categoria, porém durante o encontro, servidores mudaram de ideia e pediram para que houvesse alguma forma de manter as negociações, e assim foi aprovado o estado de greve.

Newsletter RD

“Nesse momento conturbado é de suma importância escutar a categoria e o Sindicato hoje cumpriu com seu papel de representar os interesses dos trabalhadores”, disse Jesomar Alves Lobo, presidente do Sindserv Mauá. “Muitos servidores contribuíram com sugestões que fortalece a entidade e amplia sua aproximação com a base”, concluiu.

Também foi aprovado um ofício ao Ministério Público para solicitar para solicitar apuração e acompanhamento em relação às movimentações financeiros da Prefeitura. A medida visa verificar se o decreto que declara a calamidade não é um engodo.

Rejeitado

Na assembleia foi rejeitada a contraproposta da Prefeitura para que a retomada das negociações do reajuste salarial seja realizada após a vigência do decreto de calamidade financeira que é de 120 dias.

Apesar de rejeitar a proposta em relação ao adiamento das negociações, os servidores aprovaram a majoração do auxílio alimentação para R$ 390, a partir de agosto, aos trabalhadores que recebem até três vezes o menor salário da folha.

Embora os servidores tenham aceitado o incremento ao benefício, a categoria entende que trata-se de uma antecipação de um dos itens da pauta de reivindicações. Os demais itens, como a revisão salarial retroativa à abril e a ampliação do auxílio alimentação para todos os funcionários, deverão ser negociados pelo Sindserv para aplicação após a vigência do Decreto nº 8.444/2018, assim que a Prefeitura recobrar a estabilidade financeira.

Comissão

O Sindicato absorveu, e a assembleia aprovou, a sugestão de um servidor para inclusão de trabalhadores que não integram a direção da entidade na comissão que negociará junto à Prefeitura, durante o Estado de Greve. Três servidores se apresentaram e foram referendados.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes