Diadema antecipa campanha nacional contra poliomielite e sarampo

Imunização nacional ocorrerá de 6 a 31 agosto: risco de avanço das duas doenças (Foto: Banco de Dados)

Diadema começará antes a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo, que oficialmente será realizada de 6 a 31 de agosto no País. O município do ABC estará mobilizado já a partir de 4 de agosto, quando abrirá as portas das 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 17h. As duas doenças, até então erradicadas no Brasil, correm o risco de retorno, inclusive no Estado de São Paulo. A vacina é a única forma de prevenção. A imunização é gratuita na rede de saúde pública.

O dia de mobilização nacional, o chamado Dia D, ocorrerá em 18 de agosto. As outras seis cidades do ABC também estarão envolvidas na campanha nacional, com todas as unidades básicas de saúde como postos de vacinação. O Ministério da Saúde, dias atrás, alertou sobre a possibilidade de volta das duas doenças, uma vez que vários municípios apresentam cobertura vacinal bem abaixo de 50% – o ideal é 95%.

Newsletter RD

No caso da poliomielite, que previne contra a paralisia infantil, a dose é destinada para crianças, a partir dos seis meses, até os menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). A doença foi erradicada no País e nas Américas há 24 anos, mas o sinal de alerta foi acionado pelo órgão da União.

Quanto ao sarampo, erradicado no Brasil há três anos e atualmente com surtos em Roraima e no Amazonas, na região Norte, mais algumas cidades do Rio Grande do Sul, no Sul, e no Rio de Janeiro, no Sudeste, exige duas doses preventivas, no caso de crianças. A primeira dada aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral. Adultos, até 49 anos, que não tenham sido imunizados contra a doença, também poderão tomar a vacina nos postos de saúde.

Na oportunidade, os pais poderão atualizar a carteira de vacinação de seus filhos. Por isso, é indispensável levar o documento e se dirigir à unidade de saúde mais próxima da residência. No caso da poliomielite e do sarampo, segundo os médicos especialistas, não há qualquer tipo de restrição para tomar a dose, mesmo que os bebês e as crianças estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

A  coordenadora do departamento de Vigilância à Saúde de Diadema, Candida Rosa Alves, aponta a importância de manter todas as vacinas em dia. “Não há qualquer lógica em não vacinar crianças, adolescentes e adultos contra doenças para as quais a ciência já desenvolveu a vacina. Há um movimento antivacina espalhado pelas redes sociais, com notícias falsas, que tem levado a população a não se vacinar. As vacinas são seguras e passam por rigoroso controle”, explicou a profissional.

E acrescentou que a imunização não é apenas uma proteção individual, mas coletiva. “Uma pessoa não vacinada, caso contraia alguma doença transmissível, pode passar para outra e assim por diante. O problema se torna de saúde pública, inclusive”, apontou Candida.

Além de poliomielite e sarampo, a rede de saúde municipal disponibilizará as 17 vacinas de rotina no calendário nacional, inclusive contra a febre amarela.

 

Confira os endereços das unidades básicas de Diadema, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

1.      UBS ABC. Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.

2.      UBS Canhema. Rua 22 de Abril, 113 – Jardim Canhema.

3.      UBS Centro. Avenida São José, 472 – Centro.

4.      UBS Conceição. Rua Bororos, 80 – Vila Conceição.

5.      UBS Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Jardim Eldorado.

6.      UBS Inamar. Rua José Vicente, 122 – Jardim Inamar

7.      UBS Nações. Rua Itália, 249 – Jardim das Nações.

8.      UBS Nova Conquista. Avenida Presidente Juscelino, 759 – Vila São José.

9.      UBS Nogueira. Rua Sebastião F. Tourinho, 285 – Vila Nogueira

10.  UBS Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.

11.  UBS Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 351 – Vila Paulina.

12.  UBS Piraporinha. Praça Rui Barbosa, 27 – Piraporinha.

13.  UBS Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real (antiga Rua do Tanque)

14.  UBS Reid. Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid.

15.  UBS Ruyce. Avenida Eldorado, 885 – Jardim Ruyce.

16.  UBS São José. Rua Barão de Iguape, 315. – Vila São José 

17.  UBS Serraria. Avenida Lico Maia, 803 – Serraria 

18.  UBS Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280. Casa Grande. 

19.  UBS Maria Tereza. Rua Epícea com a Av. Sinésio Pereira.

20.  UBS Promissão. Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão.

 

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes