Unidade de Saúde do Cipreste substituirá a do Jardim Irene II

Unidade do Jardim Cipreste será entregue até dezembro: aguarda os mobiliários e equipamentos (Foto: Pedro Diogo)

Com investimento de R$ 1,5 milhão, a Prefeitura de Santo André entregará, até dezembro, a USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Cipreste, localizada em terreno de quase 1.500 metros quadrados na rua Caminho dos Vianas, 300. No entanto, desativará a Unidade do Jardim Irene II, que hoje funciona em imóvel alugado e distante cerca de 600 metros do novo equipamento da rede de atenção básica.

A nova unidade abrigará as equipes e atendimento do Jardim Irene II, que realiza atualmente, em média, 7,2 mil atendimentos mensais. Também haverá a ampliação no número de equipes de saúde da família, de três para quatro. O que implicará em aumento médio de 10.245 procedimentos mensais, de acordo com projeção do governo.

Newsletter RD

No local, a obra, que foi retomada pela atual gestão, está finalizada em área útil de 530 metros quadrados – fica exatamente ao lado do recém-entregue Cesa (Centro Educacional de Santo André) Jardim Irene. Neste momento, segundo a Prefeitura, estão em fase de aquisição os mobiliários e equipamentos.

Rede

No total, a rede de atenção básica é composta por 32 unidades, mas atualmente 27 estão em funcionamento. Outras cinco foram fechadas para reforma desde o dia 1º de agosto de 2017: Campestre, Bom Pastor, Parque das Nações, Parque Novo Oratório e Vila Humaitá.

Além das cinco, outros dois equipamentos de saúde foram fechados na mesma época pela Administração: UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Santo André 24 horas e o Centro de Especialidades III – Vila Vitória, respectivamente, das redes de urgência e emergência, e especializada.

Porém, houve atraso no início das obras de revitalização do Qualisaúde, programa que promete modernizar o sistema de saúde municipal, o que provocou protestos da população e desgaste do governo. A Prefeitura só iniciou a reforma em parte dos equipamentos em abril deste ano. Em maio, por exemplo, não havia sinais de obras na Unidade do Parque das Nações nem no Centro de Especialidades da Vila Vitória.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes