União Santo André não entrega plano de renovação da frota

Usuários que sofrem com o má qualidade do transporte público (Fotos: Divulgação)

Responsável pela operação de 35 linhas de ônibus municipais, o Consórcio União Santo André não entregou dentro do prazo o plano de renovação da frota de 296 veículos. Segundo a SATrans (Santo André Transportes), autarquia responsável por gerenciar o sistema, o grupo de concessionárias entregou o último veículo zero quilômetro há mais de dois anos e já registra uma idade média de seis anos nos coletivos.

Obrigado a pagar R$ 4,40 por viagem unitária no transporte público em Santo André, não é raro o usuário se deparar com coletivos de qualidade precária, por meio de estofamento solto ou rasgado nos assentos, botão para parada do coletivo sem funcionar e motoristas desprovidos de treinamento para atendimento. Por ora, é comum ver do Consórcio União Santo André a aquisição de veículos seminovos, oriundos de outras cidades.

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“Estamos conversando com o Consórcio, porque ficaram de apresentar uma proposta sobre a renovação da frota para a gente avaliar. A gente deve voltar a conversar para ver se essa proposta de renovação está pronta. O prazo era o fim do mês (de junho). Eu estava de férias e não tinham apresentado. Nesta semana, vamos conversar novamente”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Edilson Factori, ao Diário do Transporte.

Mesmo com veículos com idade média elevada, o Consórcio União Santo André está respaldado por decreto municipal, que prevê a idade máxima de um coletivo em até oito anos. No entanto, a mesma prerrogativa não será dada à empresa vencedora da licitação do lote 2, que atende à região da Vila Luzita, cujas linhas alimentadoras (Terminal Vila Luzita e bairros próximos) circularão com ônibus com idade máxima de cinco anos.

A última vez que o usuário pode entrar em um ônibus zero quilômetro pelo Consórcio União Santo André foi em maio de 2016, quando a Viação Vaz colocou em circulação sete novos veículos. O grupo é completado por outras cinco empresas: Viação Guaianazes, Viação Curuçá, Transportes Coletivos Parque das Nações, Etursa (Empresa de Transporte Rodoviário de Santo André) e Viação Urbana Santo André.

Com contrato de serviços por 15 anos, o Consórcio União Santo André pode prorrogar o convênio por um período igual a partir de 2023, quando se encerra o atual vínculo. Neste momento, o governo do prefeito Paulo Serra (PSDB) realiza a licitação do lote 2, com a abertura de envelopes prevista para a próxima quinta-feira (26), para concessão de 20 anos, prorrogável por mais cinco anos.

Hoje, os 15 itinerários da região da Vila Luzita são operados pela Suzantur a título precário. A empresa, que tem concessão em Mauá, assumiu os serviços do lote 2 em 1º de outubro de 2016 por contrato emergencial válido por 180 dias, ainda na gestão do ex-prefeito Carlos Grana (PT), após então concessionária Expresso Guarará encerrar as atividades por dificuldades financeiras.

Curiosamente, a Suzantur, que não tem nenhum contrato e garantia de permanência em Santo André, conta com os veículos mais novos da frota andreense, por meio de investimentos de R$ 1,4 milhão. A empresa tem um ônibus híbrido, adquirido em maio – ao custo de R$ 560 mil – e um coletivo articulado em março – R$ 850 mil –, pelas linhas TR-103 e TR-101 (Terminal Vila Luzita/Terminal Santo André Oeste), respectivamente.

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