Festival de Inverno prossegue em Campos do Jordão

Arquitetura europeia é um dos traços de Campos do Jordão (Foto: Zilio Br)

Um lugar para quem procura aconchego das lareiras, chocolate quente, fondue e muita música clássica. Assim é Campos do Jordão, um dos destinos mais procurados para viajar durante o inverno no Brasil. Além de oferecer belas paisagens e muitas opções de passeios, a cidade paulista, que tem a marca da sofisticação e elegância, abre neste sábado (30) o tradicional Festival Internacional de Inverno, que está na 49ª edição e segue até o dia 29 de julho.

O festival acontece no Auditório Claudio Santoro, no Alto da Boa Vista e vem com 90 concertos, como da Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e Orquestra Sinfônica de Santo André, que comemora 30 anos de fundação.

Newsletter RD

A Osesp conta com a participação dos bolsistas melhores classificados no festival e entre as músicas mais esperadas estão a sinfonia nº 2 – Dos Orixás: Suíte, de Almeida Prado e a Sinfonia Alpina, Op.64, de Richard Strauss. No Auditório Claudio Santoro, haverá apresentações de orquestras de outros estados, como a Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Orquestra Jovem de Rio Grande do Sul e de Belém do Pará. A programação de câmara, que tem grande espaço este ano, terá o concerto especial de Cohen & Convidados, com o pianista Arnaldo Cohen, que comemorará 70 anos e tocará com o músico Emmanuele Baldini (violino/Osesp).

Auditório Claudio Santoro (Foto: Rodrigo Rosenthal)

Outras atrações são o Quarteto Osesp, Quinteto Zephyros, Camerata Antiqua de Curitiba, Trio Kagurazaka, duo Winstom Ramalho (violino) e Cristian Budu (piano), e o grupo formado por Olga Kopylova (piano/ Osesp), Horácio Gouveia (piano/EMESP), Ricardo Bologna (percussão/ Osesp) e Eduardo Gianesella (percussão/ Osesp), com repertório para dois pianos e percussão. Os violonistas também se destacam na edição: Ignacio Rodes (Espanha), Paulo Martelli (Brasil/ violão de 11 cordas) e Neymar Dias (Brasil/ viola brasileira) se apresentam em recitais solo. Já o repertório coral está representado pelo Coro da Osesp e os coros infantil, juvenil e scadêmico da Osesp.

 

 

Teleférico
Quem for ao festival vale dar uma esticada pela cidade, que oferece várias opções de passeio, como ir de trem até Santo Antônio do Pinhal ou Pindamonhangaba, e dar uma volta de teleférico em Campos do Jordão, atividade habitual também na vizinha Serra Negra. Durante esses passeios, os turistas podem provar os chocolates quentes nas cafeterias, e fazerem compras em shoppings, boutiques e malharias.

Outra opção de passeio na região é visitar o Centro de Capivari, que oferece requintada gastronomia. A cada estação há um novo festival gastronômico que aproveita os sabores da ocasião, como o pinhão, truta, chocolate, frutas vermelhas e fondues. Alguns dos restaurantes indicados são o Barito Gourmet, Cantina & Cia, Pesqueiro Panserini e a Tare Temakeria, este último especializado em doce de churros crocante com doce de leite e sorvete. (Colaborou Julia Natulini)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes