São Bernardo lança programa na saúde só para idosos

Prefeito Orlando Morando observa uma das pacientes da UBS Rudge Ramos (Foto: Divulgação/PMSBC)

Com o intuito de oferecer uma longevidade saudável e qualidade de vida, São Bernardo lançou, nesta quinta-feira (21), a primeira unidade de saúde com atendimento exclusivo aos idosos, o Cuidadoso. O programa funcionará na UBS Rudge Ramos (rua Ângela Tomé, 246) e pode ser ampliado para outras regiões.

Atendimento de geriatra, consultas odontológicas e orientações com farmacêuticos e sobre o uso correto de medicamentos estão na grade. Além disso, por meio do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), também serão ofertados serviços de fisioterapia e fonoaudiologia, atendimentos com terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e atividades físicas, com o auxílio de um educador físico.

Newsletter RD

O prefeito Orlando Morando disse durante a inauguração que o projeto Cuidadoso estava no plano de governo. “Aqui os idosos irão receber um atendimento de referência, com profissionais extremamente capacitados”, afirmou.

Titular da Secretaria de Saúde, Geraldo Reple contou que os pacientes serão referenciados pelas unidades básicas de saúde (UBSs) e encaminhados para o Cuidadoso. “Desenvolvemos um questionário para a avaliação dos pacientes, que será aplicado pelos médicos nas UBSs. Os idosos irão responder a 17 perguntas que valem uma pontuação. Os pacientes que atingirem 11 pontos ou mais serão referenciados para a nova unidade”, explicou.

O Cuidadoso é um programa piloto, que pode ser expandido para outros bairros. “Começamos pela UBS Rudge Ramos devido a grande concentração de pessoas com mais de 60 anos nesta região. Mas, a nossa intenção é ampliar o programa”, disse o prefeito.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes