Com foco na experiência do paciente em suas unidades, o Grupo Santa Helena anuncia a extensão do seu horário de atendimento e o credenciamento de novos serviços, entre outras iniciativas. A partir de 2 de julho, a unidade Santa Helena do Guapituba, em Mauá, passará a atender 24 horas. A novidade foi antecipada pela diretora do Hospital Santa Helena de Santo André, Luciane Viñas, em entrevista ao canal RDtv. “É uma unidade com serviços de radiologia, tomografia, ultrassom, endoscopia e laboratório. Por estar numa região de divisa, vai contemplar Mauá e Ribeirão Pires”, salienta.
Desde abril, a unidade de Pronto Atendimento NEXT, no bairro Jardim, em Santo André, está credenciada para receber a demanda de Pediatria (assim como o Grupo Santa Helena, as unidades assistenciais do NEXT Saúde também fazem parte da Amil). Segundo Luciane, a decisão de ampliar o atendimento surge num momento de aumento da demanda pelos serviços do plano, que cresceu 14% de 2017 a 2018. “Decidimos estrategicamente pela abertura dos novos espaços e pela ampliação, pois temos consciência de que nosso cliente quer esperar menos’”, destaca a diretora.
Nos últimos meses, as unidades hospitalares do Grupo Santa Helena receberam questionamentos em relação ao tempo de atendimento. Além do aumento da demanda, a porta-voz do grupo atribui à sazonalidade das doenças respiratórias a intensificação da procura pelo pronto-socorro. “Nessa época, com o fim do outono e o começo do inverno, algumas doenças são mais prevalentes, sobretudo nas crianças e nos idosos”, diz.
Triagem
A direção do Grupo Santa Helena explica que o tempo médio de espera por atendimento na maternidade e no hospital é de 45 minutos. “Trabalhamos com o que há de mais moderno em estratificação para atendimento, baseada em classificação internacional de gravidade. Alguns precisam de atenção imediata, outros casos são pouco urgentes e há condições de esperar. De qualquer modo, estamos atentos, buscando melhorar cada vez mais o atendimento aos pacientes que nos procuram todos os dias”, completa Luciana, ao destacar investimentos em áreas físicas e em recursos humanos, com a ampliação de equipes.
Atualmente, o grupo atende 5 mil pacientes por dia no ABC, onde possui 13 unidades, sendo dois hospitais. No total, são 289 mil usuários do plano na região. “É um número expressivo, o que nos desafia a buscar aprimoramento contínuo”, diz Luciana, que atribui o número não apenas ao fato de se tratar de um dos poucos planos de saúde ainda comercializados para pessoas físicas. “É todo um contexto, mas a situação econômica do país hoje faz com que o brasileiro priorize a relação custo/benefício e, por isso, atrelamos qualidade a um preço atraente”, comenta.
Investimentos
Para os próximos meses, estão previstos investimentos na ampliação do número de leitos e na reestruturação do pronto-socorro do hospital de Santo André. Outro projeto é a transformação da maternidade em centro de referência materno-infantil, com o dobro da capacidade de atendimento. Isso demanda uma reforma estrutural, já em estudo. Até dezembro, o sistema de Tecnologia da Informação das unidades será reestruturado, com a modernização do processo de informatização, prontuário eletrônico e painéis de chamada dos pacientes.