Data importante para o movimento no comércio, o Dia dos Namorados, celebrado na próxima terça-feira (12), deve ter reflexo positivo no volume de vendas, bem como no valor do tíquete médio nos estabelecimentos da região.
Para a data, este ano o consumidor está disposto a pagar, em média, R$ 174 pelo presente, número 10% superior ao registrado em 2017 (R$ 158). A informação integra a (PIC) Pesquisa de Intenção de Compras do Observatório Econômico da Universidade Metodista divulgada nesta quinta-feira (7).
O registro positivo no estudo está diretamente relacionado à melhora do ambiente econômico como um todo, que segue tendência de alta nos últimos três anos. Com isso, o consumidor está com mais disposição para gastar e o movimento financeiro projetado para as compras deve atingir aproximadamente R$ 72,5 milhões no ABC. O valor representa crescimento real de 5%, levando em conta a projeção de R$ 67 milhões em 2017.
“A medida que o mercado de trabalho começa a melhorar, ainda que lentamente, aumenta a disposição ao consumo. Isso melhora a intenção do consumidor que fica mais disposto a gastar, reflexo do comportamento de confiança”, aponta o coordenador da pesquisa, Sandro Maskio, ao acrescentar que houve melhora nas operações de crédito na região.
Em relação aos gastos planejados, a pesquisa também aponta cenário de alta, já que o gasto médio terá aumento real de 16% este ano. Os entrevistados, ao todo foram 400 questionários validados, revelaram que pretendem desembolsar R$ 235, contra R$ 197 em 2017.
Vestuário em alta
De acordo com a PIC, o setor de vestuário lidera a preferência do consumidor para aquisição dos presentes com 32,5% das intenções de compra. Na sequência os mais procurados são perfumes e cosméticos (20,5%), flores (7,4%)cestas de café da manhã (6,2%), livros (5,8%) e joia e bijuteria (4,8%).
Seguindo a tendência de pesquisas anteriores, os shoppings ainda lideram a preferência dos consumidores para as compras com 54% das intenções. O comércio formal dos centros das cidades aparecem com 17%, internet registra 13% e comércio de bairro fecha a lista com 5,3%.
Chama a atenção a ampliação da intenção de uso da internet pelas famílias com renda acima de cinco salários mínimos (18% dessa faixa vão fazer compras eletrônicas, chegando a 33% pelos que ganham mais de 20 salários mínimos).
Com relação as formas de pagamento, 37% revelam utilizar cartão de crédito, 33% pretendem pagar em dinheiro e 26% com cartão de débito.
Shoppings reforçam ações promocionais
Na tentativa de fisgar o consumidor e aquecer o volume de vendas no Dia dos Namorados, os shoppings da região estão com ações promocionais recheadas de sorteios atrativos e brindes. No Atrium, em Santo André, por exemplo, o cliente contemplado com a campanha “Meus Dois Amores” poderá colocar na garagem um Renault Kwid, modelo 2018, que será sorteado no dia 19 de junho. A cada R$ 200 em compras o cliente recebe um cupom para concorrer ao cobiçado prêmio, e de quebra, ainda leva de presente uma deo colônia La Flore, da Davene. A promoção faz parte da campanha unificada que teve início na temporada do Dia das Mães.
No ParkShoppingSãoCaetano não é diferente. Além de concorrer a um Nissan Kicks S CVT, com compras de até R$ 350, que dão direito ao cupom de sorteio, os clientes também ganham um Kit Pipoca (almofada, balde pipoca e dois copos) em duas estampas exclusivas. No Mauá Plaza Shopping, que este ano projeta crescimento de 6,5% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado, a cada R$ 150, o cliente concorre a três pares de celulares Iphone X.
No Metrópole, em São Bernardo, o centro de compras uniu paixão e futebol e trabalha com a campanha “Torcida pelo Amor”. Ao gastar R$ 300, o cliente ganha uma almofada FOM, criada com exclusividade para a Sonae Sierra Brasil, com estampas que simbolizam a união entre países. Já em Diadema, o Praça da Moça sorteará uma viagem a Paris, com acompanhante, e mais um par de ingressos para assistir ao jogo do Paris Saint Germain, durante estadia na cidade. Para adquirir o cupom e concorrer, basta realizar R$ 200 em compras.