Falta cerca de um mês para o início da 20ª edição da Copa do Mundo de Futebol, na Rússia, e o comércio da região já apresenta suas novidades para tentar impulsionar a venda de produtos ligados ao mundial, e principalmente, em relação à seleção brasileira. Donos de lojas de material esportivo apostam na aproximação do começo do torneio e em outras táticas para alavancar os negócios neste período.
Leandro Telent, dono da loja Gol de Placa, em Santo André, aposta na venda de artigos relacionados à seleção e que tem a chancela da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). “São produtos mais baratos que a camisa oficial da Nike. Também são produtos oficiais, porém com um preço acessível – R$ 29,90. Já vendi várias unidades, principalmente para empresas que querem uniformizar os seus funcionários”, explicou.
O Brasil também é destaque na pauta da Centauro. “Nesse período, o produto que mais se destaca é a Camisa do Brasil. Entre as mais vendidas estão as camisas Nike Stadium Away e Nike Supporter, além da Bola Adidas Oficial, da Copa Telstar, e outras camisas que os jogadores usam ao longo da Copa”, disse o diretor de Marketing da empresa, Artur Silva.
Para Luiz Diogo Júnior, que administra quatro estabelecimentos esportivos em Rudge Ramos, São Bernardo, os torcedores estão buscando muito mais artigos e uniformes de outras seleções. “Infelizmente a camisa da seleção brasileira foi usada em outro contexto, nas questões políticas, e na Copa do Mundo as pessoas querem descansar desse noticiário ruim, então buscam outros produtos”, comentou.
Mas as demais lojas procuradas pelo RD consideram que não existem outras influências externas que possam atingir as vendas e afirmam que a boa fase vivida pelo time do técnico Tite pode ser um fator que possa alavancar as vendas. “Depois do 7 a 1 (contra a Alemanha, pela semifinal da Copa de 2014), achamos que poderia ter algo, mas o Brasil segue bem, jogando um bom futebol e isso vem animando todo mundo em torno do resultado”, disse Telent.
Figurinhas
Outro ponto de diferencial das lojas é o aproveitamento da febre das figurinhas da loja. No caso da Gol de Placa, até mesmo um horário especial foi criado para que os fãs destes tipos de produtos possam ir até o comércio e assim ganhar mais clientes. Outra aposta é na criação de um cenário voltado para o mundial, com enfeite dos estabelecimentos que lembram a Copa do Mundo.
“Acho que com a chegada da época da festa junina, que é no mesmo momento da Copa, muita gente vai procurar agregar as duas festas, ao enfeitar suas festas com algo da Copa do Mundo, algo do Brasil. Isso também vai ajudar nas vendas, tenho certeza”, acrescentou Luiz Diogo Júnior.