Prisão de Lula é ‘vergonhosa perseguição judicial’, diz Podemos, da Espanha

O partido Podemos, da Espanha, classificou a ordem de prisão expedida pelo juiz Sergio Moro contra o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva na tarde de quinta-feira como mais um passo da “vergonhosa perseguição judicial” ao petista. Segundo a sigla, o objetivo do encarceramento é evitar a participação de Lula nas eleições deste ano.

“O processo contra Lula vem de longe e em todas as suas fases se baseou em irregularidades. A própria sentença de Moro no começo do processo, baseada em delações premiadas e sem provas materiais, mostrou uma intenção de condenação extrajudicial”, disse o partido em nota publicada em seu site.

Newsletter RD

Para a sigla, a situação mostra que as elites brasileiras “estão dispostas a tudo” para evitar que o Partido dos Trabalhadores (PT) retorne ao governo.

O Podemos cita ainda o contexto político atual, dizendo que desde a chegada de Michel Temer à Presidência “por meio de um golpe contra Dilma Rousseff”, a situação do Brasil só pioro em todos os sentidos. “Há menos democracia, menos justiça social, mais corrupção e um ataque sistemático aos direitos humanos”, afirmou a sigla.

O despacho de Moro determina que Lula compareça até as 17 horas desta sexta-feira, 6, à Polícia Federal de Curitiba, mas o ex-presidente do PT, Rui Falcão, já adiantou ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) que ele não irá se entregar.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes