Billings faz 93 anos com programa de despoluição em São Bernardo

Maior reservatório de água doce da Região Metropolitana de São Paulo e considerada patrimônio ambiental do ABC, a Represa Billings, que comemora 93 anos em 27 de março, pode voltar a respirar com o Pró-Billings, um programa importante que promete ampliar a coleta e tratamento de esgoto na região do Grande Alvarenga e Batistini, em São Bernardo, até 2020.

A intervenção beneficiará diretamente cerca de 250 mil pessoas (83 mil imóveis) e prevê a implementação de 34 estações elevatórias na região para bombeamento do esgoto, hoje lançado in natura na represa. Além disso, dentro da primeira etapa de obras, serão construídos 51 km de redes coletoras e 9,5 km de coletores-tronco, que farão a exportação até o sistema Couros para depois chegar à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto ABC), na divisa de São Paulo com São Caetano.

Newsletter RD

“Foi o maior passo já feito para recuperar o manancial da Represa Billings de todo o ABC. A primeira etapa de obras abraçou uma importante região. A segunda entra em todo o Grande Alvarenga, resultando em coleta e tratamento de esgoto em mais de 40 bairros de São Bernardo”, comentou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

Orlando Morando assinou uma portaria para ceder um terreno para o inicio a obra (Foto: Omar Matsumoto/PMSBC)

No total, em duas etapas de obras, serão investidos cerca de R$ 200 milhões nas intervenções, da Sabesp em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e Bndes (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A primeira delas foi iniciada em janeiro pela região do Jardim Represa. A segunda, se encontra com processo de licitação em andamento.

“Estamos 10 anos atrasados com esse projeto, é uma luta antiga. Mas não podemos reclamar, vejo com bons olhos e espero que o cronograma de obras seja cumprido, vamos fiscalizar”, disse o presidente da Sociedade Amigos do Bairro Senhor do Bonfim, Luiz de Deus.

Plano começou a ser traçado em 2002

Com 54% de seu território em área de mananciais da represa, São Bernardo começou a discutir o Pró-Billings em meados de 2002, ainda na gestão do ex-prefeito Maurício Soares, período em que comitivas estiveram no Japão para tratar do assunto. O projeto porém, tramitou de forma lenta nos anos seguintes e acabou tendo desfecho favorável já na gestão do atual chefe do Executivo, Orlando Morando, com início das obras da primeira etapa em janeiro.

“Nós vamos atingir praticamente 1/3 do volume de São Bernardo, que passa a ter o esgoto coletado e tratado”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao destacar que serão retirados 1 bilhão de litros de esgoto por mês, hoje lançados in natura no reservatório.

A Sabesp acabou ficando responsável pela ação após assumir, em 2004, o antigo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Bernardo, período em que a JICA ofereceu a continuidade do programa e a concessionária aceitou e desenvolveu o Plano Diretor em parceria com o órgão de fomento japonês.

“Os investimentos que vamos fazer, eles não se pagam, são muito mais sustentáveis pela questão da preservação da Represa Billings, cujas águas servem também para abastecimento da região”, disse Nercy Donini Bonato, gerente de Planejamento Integrado e Relações Comerciais da Sabesp.

Estudo da USCS

A intervenção começou a ser realizada nove meses depois da divulgação de estudo da USCS (Universidade de São Caetano), intitulado Expedição Billings, o qual apontou que a represa pode entrar em colapso nos próximos 10 anos. A pesquisa foi feita com objetivo de verificar quais os impactos ambientais e para a saúde das pessoas, a falta de saneamento básico e também ocupações irregulares no entorno do reservatório. No estudo foram constatados 64 pontos classificados péssimos e ruins de poluição.

O presidente do MDV (Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC), Virgílio Alcides de Farias, afirmou que considera o projeto importante levando em conta a pontualidade de alguns bairros. No entanto, ressalta que a maior preocupação de poluentes vem de São Paulo. “A principal ação de poluição da Billings continua sendo o bombeamento das águas poluídas do rio Pinheiros em momentos de cheia em São Paulo”, disse.

Aniversário da represa tem ação especial

Em comemoração ao aniversário de 93 anos da Represa Billings, a Prefeitura de São Bernardo preparou programação especial durante todo o mês de março. Um dos eventos, voltado para quem gosta de pedalar acontece neste domingo (25), com ponto de encontro no Clube CCS, Estrada Henrique Rosa, 2000 – Jardim Tupã. As inscrições e coleta de alimentos para o ll Pedal na Rota Caminhos do Capivary acontece a partir das 8h.

No dia do aniversário (27) será realizado o seminário Billings 93 anos: Passado, Presente e Futuro, no Auditório da Câmara (Plenarinho), das 18h às 22h. Veja a programação:

19h: O Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental (PDPA) da Billings, com Rodolfo Baroncelli Jr e Ricardo Araujo – Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos – UGP – Programa Mananciais.
19h30: Aspectos Estratégicos do Reservatório Billings – Carlos Eduardo Gomes da Rocha – EMAE.
20h: Projeto Pró Billings – engenheira Lyuko Nagata.
20h30: Projeto Ecoturístico Sustentável em Área de Proteção aos Mananciais – Flavio Lessa e Ricardo P. Maluf – Parque Ecológico Imigrantes.
21h: Gestão do Uso Racional da Água – Mauro Valeri – secretário adjunto da Secretaria de Obras.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes