Santo André espera cadastrar 35 mil idosos no Cartão Prioridade

Serra apresentou novo modelo do cartão para idosos (Fotos: Giullia Micali)

Com base em pesquisas de avaliação e qualidade, iniciadas há um ano, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (2), a criação do Cartão Prioridade, dispositivo para proporcionar maior controle e segurança aos idosos acima de 65 anos, que utilizam de forma gratuita o sistema de transporte coletivo municipal. A administração não tem dados oficiais do público existente, mas estima que vai cadastrar 35 mil usuários.

A mudança principal com o novo sistema será a forma de embarque do idoso, até então feita pela porta traseira com apresentação do RG. Com o cartão em mãos, o acesso ao coletivo passa a ser feito pela porta dianteira, com maior conforto e segurança.

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O cadastramento com biometria e emissão gratuita do novo cartão será iniciado na próxima segunda-feira (5), no saguão do Teatro Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O serviço, sob responsabilidade da AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), ficará disponível no local até 6 de abril. No espaço foram montados 12 guichês de atendimento. Para se cadastrar o idoso deve levar documento com foto e comprovante de residência.

No período, a Prefeitura realizará campanha com distribuição de folders explicativos com objetivo de atrair o maior número de idosos para emissão do novo cartão. Os usuários que não fizerem o cadastramento continuam com o direito à gratuidade garantidos, no entanto deverão embarcar nos ônibus pela porta traseira, com apresentação do RG. Após 6 de abril, o cadastramento só poderá ser realizado no posto da AESA que funciona nas dependências do Grand Plaza Shopping.  A empresa não soube precisar a estimativa de custo para implementação do sistema.

“Acabou essa história de que em Santo André o idoso entra pela porta de trás. A partir de agora todos que fizerem o cadastro vão entrar pela porta da frente e ter o tratamento que deve ser regra no serviço público”, disse o prefeito Paulo Serra ao explicar que o sistema vai ajudar a ter um diagnóstico mais preciso do usuário.

O chefe do Executivo destacou ainda que dentro dos estudos realizados na área de transportes, a Administração criou um programa permanente e promete anunciar uma novidade por mês no setor até o final do ano.

Representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana e AESA também participaram do encontro

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o sistema atual recebe volume alto de reclamações por parte dos idosos. De acordo com a Pasta, as queixas envolvendo o público de maior idade representam cerca de 16% do total registrado.

Tarifa

A discussão sobre possível reajuste da tarifa do transporte público em Santo André, hoje em R$ 4,20, dependerá dos estudos em andamento e atualização do cadastro que está sendo realizado pela Prefeitura.

“Precisamos passar a limpo e fazer um pente fino dos pontos que precisam ser melhorados. Que o sistema precisa de financiamento a gente sabe. Mas essa discussão tem que ser feita também em cima da melhoria da qualidade do serviço”, disse Serra ao destacar que a definição sairá ao longo do ano.

Edital Vila Luzita

A publicação do edital para contratação do lote de 16 linhas municipais que atende a região da Vila Luzita, continua enroscado no Paço. Após realização de audiência pública em dezembro de 2017, a administração havia divulgado novo cronograma, no qual previa publicação do documento em fevereiro.

Indagado sobre o atraso, o prefeito Paulo Serra não bateu o martelo com data precisa para publicação. “Vai ser esse ano, não tem atraso, março ainda tem 28 dias”, justificou.

A futura concessionária deve assumir os trabalhos até o fim de 2018 e terá de investir, no mínimo, R$ 123 milhões no sistema em 20 anos de contrato.

O modelo do edital foi elaborado pela Oficina Engenheiros e Consultores Associados, contratada pela atual gestão para fazer uma análise das necessidades do sistema tronco-alimentador da Vila Luzita. Hoje, o lote é operado pela Suzantur, a título precário e recebe diariamente 77,6 mil usuários. No fim de setembro de 2016, a Expresso Guarará deixou de atender na região, por uma crise financeira.

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