Santa Catarina é ótima opção para visitar nesta época do ano

Praia Ponta das Canas fica na região Norte de Florianópolis (Foto: Divulgação)

O litoral catarinense é uma boa opção para curtir as últimas semanas do verão e o outono. No verão, os termômetros chegam a 31ºC e na estação seguinte a temperatura é amena. Chove menos e os preços estão em queda. A capital Florianópolis e os municípios de São Francisco do Sul, Imbituba e a histórica Laguna oferecem belíssimas praias. Além disso, a Serra Catarinense, a 798 km de São Paulo, é perto do litoral e atrai os turistas que gostam de aventura.

Florianópolis, conhecida como Ilha da Magia, por ter histórias fantasiosas, começa com a Praia Lagoa da Conceição. No topo do morro, tem o Mirante Manoel de Menezes, onde é possível observar as lagoas e os seus encantos. No centro, restaurantes e bares garantem das delícias da terra dos ‘barriga verde’. O Sul da ilha esconde um ambiente rústico com algumas praias preferidas por surfistas, como a praia do Campeche, com boas ondas e areias brancas.

Newsletter RD

As praias do Norte da ilha são as mais desenvolvidas quanto à infraestrutura, com hotéis, restaurantes e bares para quem curte balada. As casas noturnas também estão concentradas no Norte de Floripa. A famosa Praia de Jurerê uma beleza diferenciada, chamada também de Miami brasileira. O bairro se estende até o Forte de São José da Ponta Grossa e a temperatura da água é morna durante o verão. Algumas opções de hotéis em Jurerê variam de R$ 200 a R$ 1,5 mil a diária fora de temporada como, Jurerê B&B, Jurerê Mar de Cristal e Hotel Sete Ilhas.

As praias de São Francisco do Sul, como a Praia de Itaguaçu, Praia do Forte, Balneário de Capri e Praia do Calixto, são ótimas para ir com a família. Já Imbituba é o endereço para os esportistas, que podem, ainda, esticar até Ibiraquera, ideal para a prática de wind e kitesurf. Lá tem a praia da Rosa, considerada uma das mais charmosas do Sul, a 27 quilômetros do Centro e onde é possível observar as baleias-francas e grandes ondas.

Garopaba, Imbituba e Laguna

No litoral Sul, cidades históricas portuguesas exibem paisagens com natureza preservada. A região possui um variado cenário natural, histórico e cultural, no qual cidades e vilas de pescadores convivem em harmonia, ao lado de belas praias, baias e enseadas. É o caso de Garopaba, Imbituba e Laguna. Em direção ao interior, há duas dezenas de cidades fundadas por imigrantes italianos, algumas pequenas localidades de origem alemã e um grande complexo termomineral. Na fronteira com o Rio Grande do Sul ficam os cânions dos Aparados da Serra, ícones do ecoturismo brasileiro.

Mas nem só de mar que Santa Catarina é bonita. A Serra Catarinense impressiona com a paisagem coberta de araucárias, rios e cachoeiras, formadas pelas serras do Rio do Rastro, do Corvo Branco e o Morro da Igreja. Para quem gosta de vinho tem várias vinícolas na região, que convidam para degustação e uma boa prosa. Para fechar a visita, outra dica é Urubici, que tem rapel em cachoeiras com até 100 m de altura, canoagem, pesca esportiva, mountain, bike, tirolesa e arvorismo. (Colaborou Julia Natulini)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes