Morando rebate críticas de Sindserv sobre adiamento do ano letivo

Durante uma live em sua página no Facebook, nessa quarta-feira (31), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), respondeu as críticas do Sinderv SBC (Sindicato dos Funcionários Públicos de São Bernardo) que acusou o Poder Executivo de adiar o início do ano letivo devido a atrasos na entrega de uniformes escolares e problemas em relação à merenda escolar. O tucano salientou que o objetivo é ajudar na campanha de vacinação contra a febre amarela.

“Nós trabalhamos com a verdade. O Sindserv que é um Sindicato filiado a CUT, aquele grupo ligado ao Partido dos Trabalhadores, nossos adversários políticos, soltou uma nota afirmando que nós adiamos as aulas, pois não temos uniformes para entregar. Essa é uma informação inverídica, pois, a reunião dos pais marcada para o dia 3 foi mantida, não foi suspensa. No sábado vamos iniciar a entrega do material escolar que o PT não entregava. Vamos iniciar a entrega dos uniformes escolares que o PT também não entregava no prazo”, disse o prefeito.

Newsletter RD

Segundo a nota da entidade sindical, Morando “afirmou categoricamente que as aulas começariam com todas as crianças uniformizadas. Agora, também sabemos que a entrega dos uniformes está atrasada. Será que teremos que esperar todos ficarem prontos para que o ano letivo tenha início?”, questionou.

Outra acusação foi de que houve atraso em relação à contratação de uma empresa terceirizada para disponibilizar merendeiras. “Segundo relatos de trabalhadores da Educação e de merendeiras da empresa que prestou serviços em 2017, confirmados pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Refeições Coletivas do ABC, Genivaldo Barbosa, o aviso prévio das merendeiras se encerrou hoje, 30 de janeiro, e ainda não há confirmação de quando a nova empresa estará apta a iniciar o trabalho”, diz o comunicado.

O chefe do Executivo são-bernardense garantiu que não existem problemas em relação às merendas e nem em torno dos trabalhadores. Segundo Morando, a economia feita com a contratação de uma nova empresa chegou a cerca de R$ 500 mil mensais. “Temos merenda para dar, diferente da época do PT”, completou.

Febre amarela

Morando busca aumentar adesão a vacinação (Foto: Giullia Micali)

Orlando Morando voltou a falar sobre a campanha de vacinação contra a febre amarela. O prefeito de São Bernardo apresentou insatisfação com o número de pessoas vacinadas. Até a última terça-feira (30), apenas 11% da meta (que é vacinar 707 mil munícipes) foi atingida. “Tivemos notícias de filas e de possíveis reações à vacina, mas não existem esses problemas”, afirmou.

No próximo final de semana 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão realizar um novo plantão de vacinação. E a partir da próxima segunda-feira (5/2), 102 escolas serão disponibilizadas para a campanha, fato que causou o adiamento do início do ano letivo para o dia 19.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes