2007 é o ano mais mortífero para os soldados americanos no Iraque

O comando militar dos Estados Unidos em Bagdá anunciou nesta terça-feira a morte de mais cinco de seus soldados e um fuzileiro naval no Iraque. Com isso, 2007 torna-se o ano mais mortífero para as tropas americanas no país árabe desde a invasão, quatro anos e meio atrás.

Os cinco soldados morreram na segunda-feira em dois incidentes distintos, disse o almirante Gregory Smith, diretor da divisão de comunicações das forças americanas no Iraque.

Newsletter RD

“Nós perdemos cinco soldados ontem em dois infelizes incidentes” com bombas posicionadas no acostamento de estradas, disse Smith a jornalistas na Zona Verde, uma área fortificada de Bagdá.

O fuzileiro naval morreu de ferimentos que recebeu numa explosão na segunda-feira na província de Salahuddin, ao norte de Bagdá.

De acordo com uma contagem da Associated Press, 853 militares americanos já morreram este ano no Iraque, superando os 850 mortos ao longo de 2004.

Desde março de 2003, quando forças estrangeiras lideradas pelos EUA invadiram o Iraque em busca de armas de destruição em massa que nunca vieram a ser encontradas, mais de 3.851 soldados americanos perderam a vida em solo iraquiano. (AE)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes