Polícia prende mais um suspeito de ataques no Reino Unido

A polícia prendeu neste domingo (1) um quinto suspeito de conexão com o ataque ocorrido no aeroporto escocês de Glasgow e com os carros bombas encontrados na sexta-feira em Londres. A prisão é resultado de buscas que vêm sendo realizadas desde a sexta-feira.

A rua em frente ao Hospital Royal Alexandra, em Glasgow, foi fechada para que a polícia conduzisse a explosão controlada de um automóvel. No hospital, está um dos dois homens presos após o ataque ao aeroporto de Glasgow ontem, ferido pelas chamas provocadas pelo choque do Jeep Cherokee, que conduzia, contra a principal entrada do aeroporto. A porta de vidro do aeroporto foi estilhaçada e chamas do veículo chegaram a poucos metros de uma fila de pessoas em um balcão de check-in. Ontem foi o primeiro dia de férias de verão para os estudantes de Glasgow. O alerta de segurança no Reino Unido foi elevado para “crítico”, o mais alto possível.

Newsletter RD

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, disse estar claro que “estamos lidando, em termos gerais, com pessoas ligadas ao Al-Qaeda”. Na sexta-feira, a polícia desmontou um esquema para conduzir explosões aparentemente coordenadas no centro de Londres.

No começo da manhã deste domingo, a policia prendeu mais duas pessoas, um homem de 26 anos e uma mulher de 27 anos, em uma das principais estradas de Cheshire, no noroeste da Inglaterra. O superintendente chefe da polícia de Staffordshire, Steve Loexley disse que os policiais fizeram buscas em endereços na região de Newcastle-Under-Lyme, nos arredores da estrada onde os dois suspeitos foram presos. Um quinto suspeito foi preso em Liverpool e duas casas estavam sendo investigadas na cidade. O quinto suspeito é um homem de 26 anos. O secretário do Interior do Reino Unido, Jacqui Smith, disse que não permitirá que o povo britânico “seja intimidado” e pediu à população que se mantenha vigilante. (AE)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes