Corpo de Boris Yeltsin é sepultado na Rússia

A Rússia deu um solene adeus nesta quarta-feira (24) a Boris Yeltsin, seu primeiro líder da era pós-soviética, em um serviço fúnebre conduzido por duas dezenas de padres ortodoxos com vestimentas brancas. O serviço ocorreu na catedral moscovita de Cristo Salvador. Em seguida, o corpo de Yeltsin foi enterrado no cemitério Novodevichy. O sepultamento foi assistido pelo presidente russo Vladmir Putin, pelos ex-presidentes americanos George H. W. Bush e Bill Clinton e pelo ex-primeiro-ministro britânico John Major.

A viúva de Yeltsin, Naina, e suas duas filhas deram o adeus final ao líder russo. Em seguida, o caixão foi lacrado, levado ao cemitério e sepultado. A cerimônia, de 85 minutos, foi transmitida pela TV russa. Yeltsin morreu na segunda-feira (23) aos 76 anos de insuficiência cardíaca. Cerca de 20 mil russos passaram pelo velório de Yeltsin, na Catedral Cristo Salvador – símbolo do ressurgimento da Igreja Ortodoxa Russa depois de décadas de ateísmo oficial sob o comunismo.

Newsletter RD

O cemitério Novodevichy, onde Yeltsin foi sepultado, abriga principalmente sonhadores e artistas, não políticos; ali estão os restos de Anton Chekhov, de Sergei Prokofiev e do escritor da era stalinista Mikhail Bulgakov, uma das personalidades literárias modernas mais queridas da Rússia. Mas um líder político tão distinto e complexo quanto Yeltsin já está sepultado no local: Nikita Kruchev. (AE)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes