As grandes cidades no Brasil insistiram por muitos anos, sem projetar o futuro, em um grande erro: concentrar todo o fluxo de veículos nas regiões centrais. Esse cenário vale tanto para as vias principais da malha viária como também nos itinerários dos ônibus. Tal quadro pode se agravar se um município tiver como característica ser passagem de motoristas de outras cidades.
Santo André tem esse perfil e hoje a fatura está escancarada. Muitas vezes, nem precisamos nos estressar no horário de pico, pois quem necessita usar transporte coletivo, pode preparar a sua dose de paciência, pois as avenidas Santos Dumont e a Perimetral se tornam um calvário logo depois da hora do almoço nos dias úteis.
Por essa razão, fica evidente que Santo André pagou o preço por anos ao contar com gestores inertes e com visão limitada de futuro. Sim, sem dúvida construir faixas ou corredores de ônibus ajuda, porém, tais medidas estão longe da suficiência para desafogar os congestionamentos na cidade, de formas isoladas.
A cidade não tem caixa para investir em obras para ampliação do sistema viário, a fim de acompanhar o crescimento de carros particulares, tendo em vista os preços elevados nas desapropriações e os custos operacionais para construção de novas ou ampliações das vias.
Por essa razão, adotar linhas de ônibus que encurtem o caminho do passageiro, de um ponto a outro sem passar pelo Centro, é a solução das cidades modernas. Um morador que precise ir para São Bernardo e usar o corredor ABD, deveria contar com alternativas que o levem direto à avenida Pereira Barreto, por exemplo.
Único problema de Santo André, porém, é a dependência do Estado e da União para destravar alternativas. O monotrilho da Linha 18 não sairá antes de 2021, isso se as obras começarem em 2018. A Estação ABC da CPTM depende de uma série de fatores para sair do papel, principalmente da sensibilidade do Palácio dos Bandeirantes.
Esse ponto não deixa de ser desanimador. Entretanto, se um prefeito ao menos mostrar vontade política em apontar uma alternativa, não deixa de ser um começo.