A tendência de melhora e retomada da economia em 2017 apresenta reflexos favoráveis para o comércio da região. Isto porque, para o Natal, data mais importante do ano para o setor, deverão ser movimentados R$ 256 milhões na compra de presentes, revela pesquisa divulgada nesta quinta-feira (14), pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo. A projeção, em termos reais é 4,8% superior a movimentação financeira registrada ano passado, levando-se em conta 2,8% da inflação no período.
De acordo com a pesquisa feita em parceria com as associações comerciais e industriais da região, a previsão de aumento para aquisição dos presentes está relacionada à disposição do consumidor em gastar um pouco mais, bem como no aumento médio das pessoas a serem presenteadas. Durante o período de compras, o gasto médio dos consumidores será de R$ 378, valor R$ 27 acima do registrado ano passado (R$ 351).
“A gente tem observado ainda que de forma pontual uma melhora no mercado de trabalho em segmentos importantes, isso demostra mais confiança e expectativa do consumidor”, afirma Sandro Maskio, coordenador do estudo, ao justificar a projeção positiva no consumo para este ano.
Se por um lado o gasto médio com os presentes teve registro de alta real de 4,8%, o preço médio, de R$ 153,70, está R$ 23 inferior em relação a 2016, 15% menor quando considerada a inflação. Apesar das projeções dos valores, a pesquisa também mostra que este ano a situação econômica financeira da família está pior para 26% dos entrevistados. Ano passado o índice foi 10% maior e ficou em 36%.
“Embora o consumidor esteja disposto a gastar um volume maior de recursos, ele vai priorizar comprar presentes mais baratos e atender mais pessoas próximas. Este talvez seja o Natal das lembrancinhas, o número médio de presentes aumentou, porém com tíquete médio será menor”, pontua Maskio (foto).
Os presentes preferidos para o Natal são do segmento de vestuários e calçados (34%), seguido por brinquedos (12%), perfume e cosméticos (9,8%), relógio/joia (7,4%) e celular (6,4%). De acordo com o estudo, ao segmentar por gênero a intenção de compras, observa-se que os homens estão dispostos a pagar preço médio de R$178 por presente, cerca de 33% a mais que as mulheres. Já o gasto médio será de R$ 433, aproximadamente 26% maior que programado pelas mulheres.
De acordo com a PIC o local preferido para aquisição dos presentes será os shoppings (36,6%), seguido pelos comércios de regiões centrais (29,6%), Internet (19%), comércio de bairro (5,5%), e outros estabelecimentos (9,3%).
O tipo de pagamento preferido pelo consumidor no momento da compra é o cartão de crédito para 46,3% dos entrevistados, seguido por dinheiro (24,1%) e cartão de débito (22,8%). A modalidade de crédito registrou 12 pontos percentuais a mais do que ano passado, enquanto o débito caiu 8 pontos. A opção pelo pagamento em dinheiro também teve redução de 6 pontos em relação a 2016.
Pesquisa
A Pesquisa de Intenção de Compras (PIC) do Natal foi realizada entre os dias 24 de novembro e 3 de dezembro com 550 entrevistados, sendo 54% mulheres e 46% homens. Os questionários foram aplicados nas principais ruas de comércio no centro de cada cidade e em shoppings. A amostra garante grau de confiança de 95%, com margem de erro próximo a 3,5 pontos percentuais.