Para fomentar o empreendedorismo, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a Apex-Brasil, o Sebrae e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), selecionaram 15 startups brasileiras para participar de uma missão em Paris, entre os dias 02 e 08 de dezembro. Entre elas está o Filho sem Fila, criado no ABC em 2013.
Os empreendedores passarão por um processo de preparação para a missão no Station F, o maior campus de startups do mundo, que inclui webinars com especialistas em internacionalização e no mercado francês, interação com mentores residentes na França, acesso à Plataforma Passaporte para o Mundo da Apex-Brasil e, na França, participarão de seminários com especialistas de mercados locais, rodadas com potenciais parceiros, visitas de imersão ao ecossistema de inovação francês, treinamento de pitch internacional e demoday para investidores.
Paris tem entre 2 mil e 2.600 startups de tecnologia, com muitos cases de sucesso que operam em todo o mundo, como Deezer, Bla Bla, Webedia e Criteo. É a porta de entrada para mais de 700 milhões de consumidores na Europa, portanto, uma excelente oportunidade para a expansão internacional de empresas brasileiras. Em 2015, o investimento de venture capital teve crescimento de 100% na França – sexta maior economia do mundo e líder na Europa em investimento de fase inicial.
Sobre o Filho sem Fila
O aplicativo foi idealizado e desenvolvido a partir da necessidade de um pai que identificou uma forma de perder menos tempo na fila de espera para buscar as crianças na escola, além, é claro, de manter os alunos e os pais mais seguros. O Filho sem Fila é o primeiro aplicativo a proporcionar segurança e agilidade a alunos, pais e equipes escolares durante a saída.
O app atende mais de 100 escolas em todo o País, e está presente em 11 Estados e 45 cidades, nas quais promove economia de cerca de 30 horas/ano para cada pai que utiliza o sistema diariamente. Atualmente, são aproximadamente 30 mil alunos e 50 mil pais ou responsáveis usuários do sistema.
Para o CEO do aplicativo Filho sem Fila, Leo Gmeiner, ter a chance de conhecer o mercado europeu está bastante alinhada ao planejamento de expansão internacional da empresa. “Estamos crescendo no Brasil, levando nossas soluções e expertise para os mercados canadense e americano. É um bom momento para atravessarmos o Atlântico, entender as necessidades do mercado francês e europeu, e adaptar as funcionalidades de nossas ferramentas”, salientou Gmeiner, que entende essa oportunidade como um reconhecimento à jornada do app Filho sem Fila no Brasil.