Santo André planeja incentivos fiscais para construções industriais

Seguindo a série de entrevistas com os secretários de Desenvolvimento Econômico da região na RDtv para discutir os rumos e desafios do mercado imobiliário, o chefe da Pasta em Santo André, Ailton Lima, revelou nesta terça-feira (17), que o Poder Executivo está projetando leis de incentivo fiscal para construções industriais. Além disso, também falou sobre a vontade de transformar a avenida dos Estados em um novo polo industrial. O assunto será abordado com maior profundidade no congresso Construindo o Grande ABC, promovido pela Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), no dia 25 de outubro, com apoio do RD.

Questionado pela Acigabc, o secretário relatou que o governo andreense já projeta uma proposta para incentivar a construção industrial com isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) por até oito anos, e descontos em taxas de monumentos e no ISS (Imposto Sobre Serviços) na área de construção. Ainda não se sabe quando tal propositura vai para o crivo do Legislativo.

Newsletter RD

Para conseguir atrair essas empresas, Ailton Lima destacou dois pontos para a retomada do crescimento no município. O primeiro é a diminuição da burocracia. “Diminuímos muito o tempo de comunique-se (principal comunicação entre Prefeitura e empresário) para quem vem construir em Santo André. Havia uma queixa muito grande dos empreendedores, sejam eles comerciais, industriais ou residenciais, do tempo do projeto ficar no departamento. Ás vezes ficava um ano, dois anos. Têm projetos que estão em análise há três anos”, explicou.

Lima também deu detalhes sobre o polo tecnológico em Santo André (Foto: Giullia Micali)

Segundo o gestor, em três meses o número de processos para que empresas se instalassem no município caiu de 1 mil para 500. “Nos reunimos com os projetistas, colocamos a disposição os técnicos da Prefeitura e conseguimos acelerar. Diminuímos esse processo em seis meses, um tempo grande para qualquer empresa e que custa caro”, disse.

O segundo ponto de destaque é a tentativa de transformar a avenida dos Estados em um novo polo industrial no município. “Temos alguns retalhos grandes no local, um com 200 mil m², um com cerca de 150 mil m², então temos alguns locais para oferecer e colocando uma infraestrutura a disposição das industrias para a instalação dessas empresas”, ressaltou Lima. A intenção é reativar este polo, assim revivendo algo que já aconteceu na avenida Industrial.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes