São Caetano trabalha para se tornar cidade digital

A RDtv realiza esta semana série de entrevistas com os gestores públicos da região da área de desenvolvimento econômico com objetivo de discutir os rumos e desafios do mercado imobiliário. O assunto será abordado com maior profundidade no congresso Construindo o Grande ABC, promovido pela Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), no dia 25 de outubro, com apoio do RD. O primeiro entrevistado foi o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação de São Caetano, Silvio Minciotti.

O titular da Pasta afirma que o processo de transformação de inovação e tecnologia está presente na aplicação de políticas públicas executadas pela Prefeitura de São Caetano. O objetivo é preparar a cidade com uma infraestrutura digital que atenda a indústria, comércio e serviço, bem como a população.

Newsletter RD

Dentro desse conceito a Administração Municipal trabalha para atrair novos empresários, e com isso, busca alavancar o crescimento da cidade. Desta forma, o esforço que vem sendo feito é de preparar a cidade de forma rápida, proporcionando infraestrutura com tecnologia de ponta para transformá-la em uma Smart City.

A ideia é corresponder não só as demandas das indústrias e empresas, que venham se instalar na cidade – e  as que já estão – mas que também atenda a população.

“Hoje as empresas buscam ambiente empresarial e tecnológico para que consiga prosperar. Além disso a cidade tem que ser atrativa no que diz respeito a relação pessoal”, afirma Minciotti, ao destacar que a chamada indústria limpa já é uma realidade em São Caetano.

“Estamos aprimorando agora a busca por um ambiente tecnológico que é compatível com uma cidade 4.0, com aquilo que a indústria precisa. Não há mais a necessidade de disponibilizar grandes áreas para atrair novas empresas”, ressalta.

Minciotti diz que processo de inovação tem que ser feito de forma rápida (Foto: Giullia Micali)

O secretário acredita que o setor imobiliário deve sofrer alterações e não deve continuar oferecer seus produtos da forma que ocorre hoje. Com isso, afirma que tendem ser produtos mais modernos, que respondam melhor as demandas e necessidades das pessoas. “Nesse sentido, esses novos produtos da área imobiliária poderão contar com essa infraestrutura que São Caetano está se preparando para oferecer”.

O gestor também destacou que o município desenvolve as ações pautadas em outros eixos, entre eles, apoio e estímulo as empresas já instaladas na cidade, que agora também contam com uma unidade do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Outra medida importante desenvolvida é o suporte as pessoas que estão necessitando de novas colocações profissionais. Para isso garante que a Prefeitura desenvolve programas de capacitação com foco e característica na indústria 4.0.

Construindo o Grande ABC

A discussão sobre os rumos e desafios do mercado imobiliário na região será foco de congresso promovido pela Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC). O evento Construindo o Grande ABC, em sua 5ª edição, será realizado no dia 25 de outubro, das 8h às 17h, no auditório do Camp São Bernardo (Centro de Formação e Integração Social), rua Suécia, 500, Jardim das Palmeiras.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes