A escola Maple Bear, de São Bernardo, resolveu, desde janeiro, aumentar sua carga horária para que os alunos entre 06 e 10 anos tivessem aulas de Robótica. O objetivo é tornar o ensino mais interessante, menos monótono e mais próximo da realidade, com aplicações práticas, principalmente aliadas à tecnologia.
Preocupados em entregar o melhor resultado e em reforçar a capacidade analítica na resolução de problemas, o corpo diretivo da escola foi procurar as soluções mais completas no mercado, que fossem capazes de agregar criatividade, brincadeira e interação ao desenvolvimento dos alunos. Cientes de que os produtos da LEGO® possuíam todos esses atributos, buscaram na empresa algo específico para a Educação; e acabaram descobrindo a LEGO® Education.
Presente no Brasil há mais de 20 anos, a LEGO® Education oferece experiências lúdicas de aprendizagem e soluções de ensino dedicadas às metodologias focadas em STEM – sigla para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática -, Robótica e Cultura Maker.
O “Processo Maker” da empresa contribui para a formação completa do aluno, desde a definição do problema até sua resolução, passando pelo brainstorm e a discussão do como fazer. Já o STEM, possibilita o desenvolvimento de habilidades diferenciadas, pois o ensino interdisciplinar facilita a compreensão e estimula o pensamento crítico avançado e o desenvolvimento cognitivo, formando “pensadores”, que podem trazer uma abordagem holística e analítica para problemas complexos.
Segundo Keity Queiroz Lioi, Diretora Pedagógica do colégio, a decisão pelas soluções da empresa se deu pois só elas são capazes de complementar o conteúdo dado nas matérias tradicionais, como ciências e matemática, de forma lúdica e concreta. “Utilizamos o material da LEGO® Education de maneira transversal, conectando conteúdos de outras matérias na construção e resolução de problemas nas aulas de robótica”, comenta.
Mesmo com o período de utilização sendo relativamente curto, já é possível perceber que os alunos se desenvolveram muito em relação à criatividade e no modo como encaram e elucidam problemas. “Eles passaram a demonstrar grande interesse nas áreas de ciência e tecnologia, desenvolvendo projetos, além de estarem cada vez mais curiosos e participativos nas aulas” completa Keity.
“As escolas devem estar preparadas para as mudanças que a tecnologia impõe. Não podemos mais lutar contra ela, mas o contrário: incluir seus benefícios na aprendizagem, buscando ferramentas capazes para tal. Se pensarmos que 65% das crianças que entram na escola hoje acabarão trabalhando em empregos que ainda não existem, precisamos, então, prepará-las de maneira diferenciada, ensinando-as desde cedo a aprender nas interseções”. “Por isso, é tão importante o contato com soluções que tornem o aprendizado prático, tangível, e capaz de formar cidadãos pensantes e que não desistem na primeira tentativa”, finaliza Sérgio Freire, headcomercial da MCassab, distribuidora da LEGO® Education no Brasil.