Residências em bairro de Mauá são alvos de roubo

Imóveis da rua Dr.José Theodoro Bayeux estão mira de ladrões (Foto: Pedro Diogo)

Moradores do bairro Vila Nossa Senhora das Vitórias, em Mauá, estão aterrorizados com os constantes roubos de residências na região. Somente nos últimos dois meses, quatro casas foram invadidas na rua Dr. José Theodoro Bayeux e imediações. De acordo com os relatos, em todos os casos os bandidos roubaram as casas e levaram objetos de valor como joias, computadores e celulares.

Cristiane Marques de Oliveira, de 37 anos, foi uma das vítimas. A moradora relata que 20 minutos após sair de casa pela manhã recebeu uma ligação de seu vizinho informando que o local havia sido invadido por ladrões, que subtraíram pertences como notebook, celulares e joias. “Não levaram tudo porque os vizinhos escutaram, senão teriam limpado a casa”, relatou. O roubo aconteceu no dia 4 de outubro, por volta das 9h40. Até o momento a vítima não fez Boletim de Ocorrência.

Newsletter RD

A moradora relata ainda que outras três casas também foram roubadas nos últimos meses em horários distintos. “Os ladrões esperam a casa ficar vazia e invadem para roubar”, explica.

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam problema em algumas modalidades criminais em Mauá. Os índices de furto, por exemplo, subiram 21% entre julho e agosto deste ano, de 155 para 189 casos, quando comparado com o mesmo período de 2016. Outro dado que apresentou crescimento na cidade foi o número de furto de veículos, que passou de 57 ocorrências em julho para 69 em agosto, crescimento de 21%.

Em nota, a Polícia Militar informa que a rua Dr. José Theodoro Bayeux e adjacências estão contempladas em Plano de Ação específico com intensificação de policiamento de equipes de Rádio Patrulha. Conforme levantamento, neste ano foram registradas quatro ocorrências de roubo transeunte (sem vestígios), três roubos de veículos e foram presos dois criminosos no mês de julho, que constavam como procurados pela Justiça. A corporação orienta às vítimas de qualquer ato criminoso, que registrem o Boletim de Ocorrência na delegacia – podendo fazê-lo até pela internet, por meio da delegacia eletrônica.

Já a Secretaria de Segurança Pública do Estado, por meio da Polícia Civil, esclarece que foram registrados, desde setembro, dois casos de furto a residências na região da Vila Nossa Senhora das Vitórias. As ocorrências estão sendo investigadas pelo 2º DP que trabalha para identificar e prender os autores.

A nota informa ainda que as ações das polícias no bairro resultaram na prisão e apreensão em flagrante de 79 pessoas, na recuperação de 73 veículos e apreensão de oito armas de fogo, de janeiro a agosto deste ano. Além disso, os casos de roubos e roubos de veículos apresentaram queda de 18% e 28%, respectivamente, no período, em comparação ao ano anterior, bem como o índice de furtos e furtos de veículos, que caíram 20% e 2%, respectivamente. A SSP também ressalta a importância do registro das ocorrências para que as polícias possam analisar as manchas criminais e estabelecer planos de prevenção de delitos. (Colaborou Amanda Lemos)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes