CBF inicia projeto social piloto com estudantes de Ribeirão Pires

Cerca de 200 alunos da rede municipal de Ribeirão Pires que cursam o ensino fundamental (1º ao 5º ano) ganharam nesta sexta-feira (6), a oportunidade de participar do novo projeto piloto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Gol do Brasil, que pretende incentivar e democratizar o acesso à formação esportiva na modalidade de futebol.

Newsletter RD

Pelo convênio firmado entre CBF e a Prefeitura de Ribeirão Pires, com apoio da WTC, serão atendidas crianças entre seis e 13 anos, estudantes das escolas Comendador Abdalla Chiedd, Professor Antonio Lacerda Barcellar e Manoel Baptista da Silva, localizadas próximas ao Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo, Vila Gomes, local que sediará as aulas.

Para a execução do curso, que será ministrado por profissionais capacitados pela CBF, foram selecionadas 60 pessoas ligadas à pasta de Esporte de Ribeirão Pires, que vão passar por um intensivo até domingo (8/10), com conteúdo prático e teórico. Ao final do período de preparação, a CBF irá selecionar até seis pessoas que serão responsáveis pelo desenvolvimento do projeto no município com supervisão da equipe do CBF Social.

O vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Fernando Solleiro, explica que o objetivo do projeto piloto na cidade é incentivar as crianças para participarem do esporte e não ficarem somente ligados à tecnologia. “Se não criarmos espaços esportivos ligados à educação, acabaremos com o futebol”, diz.

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman destaca a importância do projeto na cidade como modelo multiplicador. “Falta o Brasil entender a importância do futebol em sua plenitude”. Com experiência das ações do projeto CBF Social nos últimos anos, Feldman diz que essa metodologia, pensada há três anos, tem objetivo ampliar o conhecimento e relevância da prática esportiva a mais crianças e jovens do Brasil. “Ribeirão Pires será a primeira cidade a respirar esse modelo, mas queremos ampliar para todo Brasil”, diz.

Para a secretária de educação da Estância, Flávia Banwart, os resultados do projeto socioeducativo têm enorme função social para os estudantes da cidade, além de capacitar os profissionais da rede. “O projeto amplia o olhar dos estudantes da rede. Estabelecemos alguns critérios para incentivar a criança a continuar com o projeto, entre eles, o bom rendimento escolar, bem como relacionamento com a comunidade e família para formar o cidadão com futuro promissor”, explica.

Flávia acrescenta que as aulas deverão acontecer no contra turno das aulas das crianças em ao menos duas vezes por semana. “Fizemos um período de inscrição de interesse das crianças e já temos praticamente as 200 crianças que atuarão no projeto”. O prefeito da cidade, Adler Kiko Teixeira (PSB), acrescenta que a primeira fase do projeto, com um ano de duração, poderá ser ampliada de acordo com o sucesso do projeto.

“O curso será mais um complemento para as atividades escolares. O processo de adesão foi totalmente pensado em como mudar a vida da criança, um projeto social para elevar o crescimento e ampliar as oportunidades da criança”, comentou.

A CBF disponibilizará, ainda, além dos cursos de aperfeiçoamento aos professores, acompanhamento das aulas pessoalmente ou por meio de câmeras instaladas no campo do Centro Esportivo, localizado na vila Gomes, Parque Aliança. Para receber o novo projeto, o campo recebeu revitalização na estrutura, entre as melhorias, reforma e pintura da arquibancada, revitalização de diversos ambientes do centro, reforma de vestiários, troca de alambrado e readequação de gramado.

Além das aulas do Gol Brasil, o campo de futebol da vila Gomes receberá durante todo ano a programação esportiva. Entre as atividades, partidas do Campeonato Municipal de Futebol Amador – Primeira e Segunda Divisão.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes