Com a gastronomia cada vez mais em alta, alguns espaços comerciais tem investido em ações voltadas para o setor e apostam em estratégias e iniciativas para atrair o consumidor. Um dos casos de destaque acontece no Shopping ABC, em Santo André, com o Clube ABC Gourmet.
No espaço, de 450 m², funciona uma moderna cozinha compartilhada, que foi totalmente remodelada no final de março e sempre oferece programação diversificada para o público que frequenta o centro de compras. A programação pode ser conferida pelo site www.clubeabcgourmet.com.br.
Uma das ações com muita procura está sob comando do chef andreense, Arthur Sauer, que inclusive assina a curadoria do espaço. O profissional tem atividade todas as sextas-feiras com 60 participantes, que são divididos em quatro grupos de 15. Na ocasião, a partir das orientações do chef, o grande desafio é o preparo de uma entrada, prato principal e sobremesa. Ao final os participantes saboreiam as receitas.
“Eu acho muito legal esse espaço porque as pessoas vão realmente cozinhar e se misturar. No começo elas mal se conhecem, e no final, já batem papo e trocam telefone”, diz Sauer em entrevista ao RDtv, ao revelar que a gastronomia deve ser compartilhada, e além de poder passar seus conhecimentos, acaba aprendendo muito com a ação.
Para participar da atividade com Sauer, o interessado precisa consumir R$ 300 em compras nas dependências do shopping, que dão direito a troca de dois ingressos. Depois disso basta fazer o agendamento, que aliás, está muito concorrido.
A gerente de marketing do Shopping ABC, Joyce Fabbrini, explica que o ABC Gourmet, foi criado no espaço de um antigo restaurante com a proposta de oferecer aos clientes uma experiência inovadora.
“Os clientes podem ter experiências gastronômicas diversas, cozinhar, desfrutar, vir com amigos e fazer novos amigos. A gente entende que essa experiência agrega muito mais do que ser apenas um centro de compras”, diz ao ressaltar que trata-se de um projeto inovador, já que não existe outro modelo no formato do ABC Gourmet em shoppings no Brasil.
O espaço do Shopping ABC recebe as experiências em parceria com a rede FoodPass, plataforma que seleciona grandes eventos gastronômicos de São Paulo.
Programação
Em outubro, o Clube ABC Gourmet recebe experiências temáticas para contemplar a campanha Outubro Rosa e também o Dia das Crianças, além de continuar com as aulas práticas às sextas-feiras com Arthur Sauer.
De 19 a 21, o espaço sediará o primeiro ABC Talks, evento para as mulheres, que contará com painéis temáticos sobre maternidade, carreira, melhor idade, entre outros. Para dar o tom nas conversas, foram escolhidas mulheres do ABC que atuam ou abordam cada uma das temáticas dos painéis. As participantes também vão assistir a desfiles de moda e poderão desfrutar de experiências gastronômicas preparadas por chefs mulheres.
Já no dia 29, a experiência gastronômica será voltada para as famílias e filhos participarem juntos. Na ocasião, o chef Fernando de Oliveira irá ensinar o preparo de duas tradicionais receitas italianas: pizza e focaccia.