Confira seis alimentos que ajudam a desinchar o corpo

Foto: Pixabay

O inchaço corporal nos pés, mãos, tornozelos e barriga é muito comum durante o dia e pode ser ocasionado por diversos fatores. As causas podem ser problemas renais, hipertensão, problemas vasculares ou até mesmo alterações hormonais, no caso das mulheres.

A nutricionista clínica e esportiva Evelin Siqueira, da clínica Dr. Família, em São Caetano, adverte certos tipos de alimentos que ajudam a acumular fluídos no corpo. “Devemos ficar atentos ao consumo de sal em excesso. Evitar enlatados, embutidos e industrializados, utilizar temperos naturais também é um caminho para ajudar na prevenção”, recomenda.

Newsletter RD

Especialista em Fisiologia do exercício e mestre em ciência do envelhecimento, Evelin dá dicas aos leitores do RD sobre os seis alimentos que ajudam a desinchar.

1 – Limão

Além de ser rico em vitamina C e potássio, o limão é um aliado das dietas detox. É o ácido cítrico da fruta que pode auxiliar no desinchaço, já que dissolve toxinas.

2 – Melancia

Diurética, antioxidante, previne o cálculo renal, ajuda a desinchar e é boa para combater excessos alimentares, já que dá sensação de saciedade.

3 – Melão

Por ser diurético e rico em fibras, o melão ajuda a desinchar e ainda melhora o funcionamento normal do intestino.

4 – Abacaxi

No quesito emagrecimento, a fruta é uma ótima aliada, já que possui bromelina, que estimula o organismo na digestão de proteínas de forma mais eficiente. Pela presença da bromelina, o abacaxi ajuda a combater a má digestão e criação de gases.

5 – Pêra

A pêra é rica em potássio, que ajuda a eliminar o excesso de água no corpo. Também é rica em vitaminhas A e C, sais minerais e fibra, associada ao tratamento da hipertensão e obstipação.

6 – Maçã

A maçã é aliada porque é rica em água e fibras, auxiliando também no bom funcionamento dos rins e intestino, além de aliviar as dores de gastrite.

“Não existe uma fruta específica que controla os sintomas. É importante procurar o médico para identificar as causas da retenção e um nutricionista para elaborar um plano alimentar para prevenir e controlar os sintomas”, recomenda a profissional.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes