Foi o tempo em que as grandes incorporadoras de imóveis despendiam recursos em abundância com foco em propaganda e marketing para obter resultados positivos em vendas no segmento imobiliário. Isto porque durante vários anos, especialmente de 2008 a 2011, o mercado se manteve em franca expansão, mas depois desse período, com crises econômicas e políticas, recessão a alto índice de desemprego, o cenário atual requer muita cautela e atenção.
De acordo com Bruno Lessa, publicitário, especialista em marketing, gestão e vendas, as ações de mercado do setor estão migrando para as mídias digitais de maneira cada vez mais segmentada. O especialista aborda a questão em publicação recém-lançada, denominada Marketing Imobiliário de Alto Impacto e Baixo Custo, pela All Print.
“Hoje a gente não tem espaço para desperdício, ações muito grandes que se faziam no passado, eventos com mídias onde você não tinha muito critério para investimento”, diz ao acrescentar que o mercado precisou ser mais criativo e hoje as ações de marketing imobiliário estão mais direcionadas, pois é preciso definir bem o perfil do público no qual se pretende atingir com estratégias mais específicas.
Com trabalho dentro do setor imobiliário há nove anos, Lessa (foto), que também dirige a agência Marketing Sim, apresenta no livro toda a sua vivência no período, que compreende momentos diferentes, desde o chamado boom imobiliário, até o atual. “A gente vem passando por essas oscilações. Especificamente hoje está começando entrar em uma situação de mercado um pouco mais estável, do que sempre foi a normalidade, com uma demanda um pouco mais saudável”, afirma. Desta forma, o especialista garante que o segmento está partindo para um alinhamento entre pessoas que querem procurar e empresas que querem vender.
No cenário atual, depois que o mercado começou se inverter com muita concorrência e ritmo de venda um pouco mais lento, as empresas que atuam nessa área precisaram se reinventar de alguma forma. Com isso está sendo necessária aplicação de menos recursos na busca de inovação e mais criatividade. “Hoje é melhor segmentar, entender melhor o público e apresentar o imóvel que tenha a característica dele. Nesse ponto as mídias digitais oferecem ajuda fantástica. É melhor eu falar com menos pessoas, porém com um perfil bem definido que eu vou ter um resultado muito melhor”, destaca.