Orlando Morando “amplia diálogo” com Sindicato dos Metalúrgicos

Aconteceu na Prefeitura de São Bernardo, nesta quinta-feira (6), um encontro entre o prefeito Orlando Morando (PSDB) e a nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Segundo a assessoria do Executivo, serviu para “ampliar o diálogo” entre as duas entidades em torno do “desenvolvimento do município”. Algo improvável há tempos atrás, pois o Sindicato sempre se posicionou de forma contrária aos governos do PSDB.

Diálogo II
“Um encontro positivo em que concordamos por uma direção a sinergia comum pelo crescimento de São Bernardo. Falamos na defesa do trabalho, indústria e isso precisa ter uma força conjunta. Uma pauta importante também destacada da indústria da ferramenta”, disse o Orlando Morando sobre o encontro que também debateu o projeto sobre a fábrica da Saab, empresa sueca que vai fabricar os aviões-caças para a FAB (Força Aérea Brasileira).

Newsletter RD

Contra, mas vota a favor

As votações para a saída de Diadema do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, nesta quinta-feira (6), trouxe algumas curiosidades. O vereador Paulo Bezerra (PV), representante da Câmara na entidade regional, em entrevista ao site Conexão Diadema, afirmou que era contra a saída. Porém, na hora de votar não titubeou e votou favoravelmente ao projeto de lei do prefeito Lauro Michels (PV).

Falando nisso
Bezerra foi questionado por diversas vezes sobre seu posicionamento diante do projeto. Em determinado ponto do debate, o verde chegou a dizer que quem o colocou no conselho do Consórcio foram os próprios vereadores. Os oposicionistas correram para dizer que não tinham concordado com a indicação que foi feita pelo Poder Executivo.

Se vira
Os três vereadores do PPS na Câmara de Diadema estavam convencidos em votar contra a proposta de Michels. Quando o presidente municipal do partido e secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves chegou a Casa, o legislador Audair Leonel (PPS) foi direto. “Você é o presidente. Se vira!”. Pelo jeito, Gonçalves se virou bem, pois todos votaram com o governo.

Oposição
Enquanto isso, os vereadores do PT, PRB e PR buscaram demonstrar unidade após o fim do G12. Todos garantiram que não pretendem deixar o bloco formado, agora, por sete parlamentares. O motivo do anúncio foi o boato de que os três legisladores do PRB poderiam votar a favor do governo Michels, algo que não aconteceu.

Expectativa I
Após a votação, se criou a expectativa para a próxima reunião dos prefeitos, no Consórcio. O encontro ocorrerá na próxima terça-feira (11), em Santo André. Muitos entes políticos aguardam o comportamento do prefeito de São Bernardo e presidente da entidade, Orlando Morando (PSDB), que tentou persuadir os vereadores de Diadema a não ceder às vontades de Lauro Michels.

Expectativa II
Outra expectativa gira em torno do posicionamento dos prefeitos de São Caetano, José Auricchio Jr. (PSDB), e de Mauá, Atila Jacomussi (PSB). Nos bastidores, circula a informação de ambos também tem vontade de deixar o Consórcio Intermunicipal. Michels já chegou a declarar publicamente que ambos conversaram sobre o assunto no final do ano passado, mas que não sabia os motivos que fizeram com que os colegas não seguissem com a ideia.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes