Em discurso, Xi Jinping diz que destino de Hong Kong está ligado à China

O presidente da China, Xi Jinping, prometeu o apoio de Pequim para o projeto de “um país, dois sistemas”, segundo o qual Hong Kong voltou ao domínio chinês, em 1977. No entanto, o líder afirmou que o território tem que fazer mais para reforçar a segurança e impulsionar a educação, comentando que o destino de Hong Kong está ligado à China continental.

Em um breve discurso durante o 20º aniversário da transferência de soberania de Hong Kong – evento que foi marcado pela posse de Carrie Lam como a nova chefe do Executivo da região -, Xi Jinping advertiu que qualquer pessoa que ameaçar a estabilidade política da China estará atravessando uma linha vermelha, com suas ações consideradas “absolutamente inadmissíveis”. Para ele, a politização de tudo pode pesar na economia do território.

Newsletter RD

Próximo ao local da cerimônia, um grupo de manifestantes ligados à oposição pró-democracia entrou em confronto com a polícia. Um dos temores dos manifestantes é o de que o Partido Comunista de Pequim queira aumentar seu controle sobre Hong Kong, incluindo em assuntos econômicos e financeiros.

A visita de Xi a Hong Kong ocorre conforme Pequim aperta seu controle na região de sete milhões de habitantes. No ano passado, as autoridades chinesas tomaram medidas para abrir caminho para a remoção de legisladores que questionaram a autoridade de Pequim sobre a legislatura local. As autoridades da China continental também criticaram os ativistas devido a protestos que pedem pela independência de Hong Kong.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes